Foragido mais procurado de Porto Alegre é preso pela Polícia Civil
Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa prende líder procurado desde setembro de 2021 em Santa Catarina.
Nesta quinta-feira, a Polícia Federal anunciou o desmantelamento de grupos criminosos em uma operação voltada ao combate do tráfico de armas e disseminação de cédulas falsas no Rio Grande do Sul. Simultaneamente, o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa efetuou a prisão de Maicon Donizete Pires dos Santos, conhecido como 'Red', de 32 anos, considerado o foragido mais procurado de Porto Alegre desde setembro de 2021. A captura ocorreu em Santa Catarina.
Contexto da Prisão:
Red é apontado como pivô de uma disputa entre facções no bairro Mario Quintana, zona Norte de Porto Alegre, e fundador da quadrilha Comando Nova Geração. Antes de sua prisão, ele atuava como gerente do narcotráfico em uma facção com raízes no bairro Bom Jesus, zona Leste, sendo subordinado a José Dalvani Nunes Rodrigues, conhecido como 'Minhoca', até 2016. Após a prisão de Minhoca, Red expandiu sua influência na zona Norte, formando uma nova quadrilha.
Atuação Criminosa:
As investigações revelaram que o grupo liderado por Red, no bairro Mário Quintana, movimenta aproximadamente R$ 1 milhão por semana, provenientes do tráfico de entorpecentes, em sua maioria, originários de países vizinhos.
Histórico Criminal:
Conhecido como "Bruxo da Safira," Red está envolvido no crime organizado há pelo menos 13 anos, acumulando registros por homicídios, lavagem de dinheiro, organização criminosa, tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Apesar dos antecedentes, ele foi preso apenas uma vez em 2010, sendo liberado onze meses depois.