Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Forte chuva provoca mais de 1 mil km de lentidão em SP; uma pessoa está desaparecida

CGE emitiu alerta para as zonas leste, norte, oeste, além do centro e das marginais Tietê e Pinheiros

5 dez 2024 - 14h21
(atualizado às 19h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A forte chuva que atinge São Paulo nesta quinta-feira, 5, fez o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na capital, emitir um alerta de estado de atenção para alagamentos para as zonas leste, norte, oeste, além do centro e das marginais Tietê e Pinheiros, desde às 16h43. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 19h30 a cidade tinha mais de 1.100 km de lentidão. A zona oeste, com 328 quilômetros, é a região mais problemática.

O Corpo de Bombeiros informou que um homem foi levado pela enxurrada e está desaparecido. Os bombeiros foram acionados para atender a uma ocorrência na Brasilândia, na zona norte. De acordo com as testemunhas, dois amigos foram levados pela enxurrada. Um deles conseguiu sair, mas o outro desceu com as águas apoiado em uma madeira em direção ao piscinão Vista Alegre.

De acordo com o CGE, áreas de instabilidade formadas pelo calor e a atuação da brisa marítima continuam atuando na capital paulista. Segundo o órgão, há potencial para formação de alagamentos e queda de árvores, principalmente na zona norte e na zona leste, em bairros como São Rafael, Cidade Tiradentes e Itaquera.

Chuva em São Paulo é provocada por áreas de instabilidade formadas pelo calor e brisa marítima.
Chuva em São Paulo é provocada por áreas de instabilidade formadas pelo calor e brisa marítima.
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Previsão do tempo

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista muda o tempo no fim de semana, provocando chuvas mais generalizadas.

Na sexta-feira, 6, o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 30°C. No final da tarde, o tempo abafado e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas.

O sábado, 7, deve apresentar sol e temperaturas em rápida elevação no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno de 21°C, enquanto as máximas podem superar os 32°C. Entre o final da tarde e o decorrer da noite a aproximação de uma frente fria deve provocar chuvas na forma de pancadas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade