Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuvas causam mortes na Grande SP; rodízio é suspenso em SP

Segundo o Corpo de bombeiros, foram registrados 12 mortes e 6 feridos até as 17h; alagamentos interditaram muitas vias na capital

11 mar 2019 - 02h05
(atualizado às 20h05)
Compartilhar
Exibir comentários

As fortes chuvas que atingiram a capital paulista e a Grande São Paulo na noite de domingo e na madrugada desta segunda-feira, 11, causaram diversos alagamentos e vias interditadas. Foram registradas 12 mortes e 6 feridos, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. Houve muito congestionamento nas ruas da capital paulista e o rodízio municipal de veículos foi suspenso. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), por volta das 10h, havia 33 pontos de alagamento na cidade de São Paulo, sendo 11 transitáveis e 22 intrasitáveis. 

Quatro das mortes ocorreram em Ribeirão Pires. A prefeitura informou que a cidade registrou no período 110mm de chuva, índice previsto para todo o mês. Por volta de 0h30, um deslizamento de terra causou as vítimas na Rua Caiçara, no bairro Estância das Rosas. Duas pessoas foram resgatadas com vida. Ao todo a cidade registrou dez deslizamentos de terra.

Carros ficam encobertos pela água na Av. Presidente Wilson, Zona Leste de São Paulo
Carros ficam encobertos pela água na Av. Presidente Wilson, Zona Leste de São Paulo
Foto: Bruno Rocha/FotoArena / Estadão Conteúdo

De acordo com a prefeitura, dez famílias que moram no entorno do imóvel atingido pelo deslizamento foram retiradas da área. A cidade também foi atingida com quedas de árvores e pontos de alagamento.

Em São Bernardo do Campo, um motociclista morreu na região do Taboão, na divisa com São Caetano. Segundo a prefeitura, o rapaz tentou atravessar um alagamento em frente ao Shopping Cristal, mas acabou se afogando. O Corpo de Bombeiros localizou o corpo após a água baixar. Ele estava acompanhado de uma mulher na garupa, que conseguiu escapar.

Ainda segundo a prefeitura, foi ativada a Operação Pé D'água, bloqueando diversas vias da cidade, como Avenida Faria Lima e a Rua Jurubatuba. Até às 10h havia pontos de alagamento no bairro do Rudge Ramos. Também foram registrados deslizamentos de terra na Vila São Pedro e na Vila São José, sem vítimas.

Foto aproximada da Rua Caiçara, local onde houve o desabamento 
Foto aproximada da Rua Caiçara, local onde houve o desabamento
Foto: Reprodução Google Street View / Estadão Conteúdo

Em Embu das Artes, um deslizamento de terra também matou uma criança, e outras duas pessoas foram socorridas. Em Santo André, duas pessoas morreram afogadas.

Em São Caetano do Sul, de acordo com a prefeitura, todas as entradas e saídas da cidade ficaram prejudicadas. A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Defesa Civil recomendam que os moradores só saiam de carro em caso de grande necessidade, principalmente para se deslocar para fora da cidade. Os bairros mais atingidos foram Fundação, Prosperidade, São José e Jardim São Caetano.

Em Mauá, no período de 24 horas foram registrados 169 mm de chuva, contra uma média histórica de 30 mm para a época. A prefeitura informa que houve deslizamentos no município e uma pessoa chegou a ficar soterrada, mas resgatada com sucesso.

Temporal causa mortes no Grande ABC e rodízio é suspenso
Temporal causa mortes no Grande ABC e rodízio é suspenso
Foto: Ale Vianna / Eleven/Estadão Conteúdo

Durante a madrugada, foi emitido um estado de alerta para a Marginal Tietê em razão da possibilidade de transbordamento do Rio Tietê na Ponte do Piqueri e na Ponte Dutra.

 

De acordo com o governo do Estado, as medições pluviométricas no início deste mês mostram índices muito acima das médias históricas de chuva. Em Santo André, por exemplo, choveu 182mm nas últimas 24 horas o equivalente a 80% da média para todo o mês de março. Em São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires, o registro das últimas 24 horas também foi altíssimo e correspondeu a 78% e a 74% das médias mensais, respectivamente.

Por volta das 3h, a Ecovias informou que o nível da água começou a baixar e que parte dos trechos da rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, poderia ser liberada para a passagem dos veículos que ficaram represados por conta das chuvas.

Com informações da Agência Brasil.

Veja também

Atividade e inflação:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade