Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fumaça em torre de controle do Aeroporto de Guarulhos provoca cancelamento e atraso de voos

Não foi encontrado foco de incêndio, de acordo com a concessionária GRU Airport; aeroporto opera normalmente

31 ago 2024 - 16h54
Compartilhar
Exibir comentários

O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, teve atraso e cancelamento de voos no fim da manhã deste sábado, 31, devido a um incidente da torre de controle. De acordo com a concessionária GRU Airport, foi identificada "presença de fumaça nas instalações, sem detecção de nenhum foco de incêndio ou risco à segurança".

A empresa informa que acionou a brigada de incêndio do aeroporto por volta das 11h, assim que a fumaça foi notada - a concessionária não informou o problema que causou a fumaça.

No início da tarde deste sábado, "o aeroporto está operando normalmente", mas pousos e decolagens foram momentaneamente suspensos no momento em que a equipe tentava identificar qual era o problema.

Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, opera maior quantidade de voos do País. Imagem de junho de 2024.
Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, opera maior quantidade de voos do País. Imagem de junho de 2024.
Foto: Werther Santana/Estadao / Estadão

Ao todo, três voos foram cancelados e oito foram transferidos para outros aeroportos. A GRU Airport não informou os voos que sofreram atrasos ou foram cancelados. Também não há informações sobre as companhias aéreas que operam esses voos.

Na quinta-feira, 29, uma falha nos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, sigla em inglês) do Aeroporto de Guarulhos, causou o atraso e o cancelamento de voos.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), o problema está associado à presença de sinais de radiofrequência, que interferiram com o sinal de GPS/GNSS do aeroporto e afetou as operações aéreas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade