Funcionário que escreveu frase racista em parede de banheiro é indiciado
Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância investiga caso de injúria racial ocorrido em empresa local
Nesta sexta-feira (25), a Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância de Santa Maria (DPICOI), encaminhou ao Poder Judiciário um inquérito policial que apurou o delito de Injúria Discriminatória.
O fato ocorreu no dia 27 de julho, dentro de um box de banheiro, nas dependências de uma empresa em Santa Maria. No local, foi escrita uma frase de cunho racista, direcionada ao funcionário responsável pela limpeza. A partir disso, uma ocorrência policial foi registrada. A DPICOI, sob o comando da delegada Débora Dias, passou a investigar o caso.
Desde então, foram feitos procedimentos, tais como: fotografias, oitivas de funcionários, análise comparativa da grafia da frase escrita no banheiro com material gráfico fornecido pela empresa.
A vítima, que seria um homem de 50 anos, quando foi ouvida, disse não ter suspeitos. Os funcionários ouvidos declararam que a vítima era pessoa bem quista na empresa.
O autor do fato foi identificado, sendo um dos funcionários da empresa. No momento do interrogatório, o homem, de 45 anos, confessou ter escrito a frase no interior do banheiro, alegou, como defesa, que estaria incomodado com a vítima.
O autor da frase foi indiciado por Injúria Discriminatória, que está no artigo 2º, da Lei nº 7.716/89, conhecida como Lei de Racismo. De acordo com a delegacia, os fatos ficaram claramente comprovados.