Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Furto de fios tem redução de 20% em Porto Alegre em 2024

O grande problema ainda são as quadrilhas especializadas em furtos deste tipo, que costumam subtrair grandes somas e trazer prejuízos e transtornos

24 jan 2025 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

Dados da Polícia Civil apontam uma redução no número de casos de furto de fios no ano de 2024 em comparação com o período anterior em Porto Alegre. Em 2023, foram registrados 2.073 casos, enquanto que no ano seguinte 1.657 registros aconteceram, totalizando uma redução de 20% neste tipo de crime. 

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Segundo o delegado titular Luis Firmino, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias Públicas e Serviços Delegados (DRCP), este resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança. Ele destaca a existência e ação de organizações criminosas especializadas neste tipo de crime, sendo que muitas vezes os furtadores chegam a se disfarçar de funcionários de empresas de telefonia ou energia para cometer o crime.

— Nosso principal foco é identificar e fechar os locais de receptação deste tipo de material. Ao longo dos meses, foram identificados grupos organizados que posteriormente foram desmantelados — afirma o delegado. 

Contudo, o delegado ainda afirma que algumas regiões da cidade, como em bairros da Zona Norte, este tipo de crime ainda pode ser frequente. Ele explica que os furtadores costumam procurar locais que estão recebendo menos atenção. Em outras palavras, quando uma área recebe um policiamento mais intensivo, os criminosos tendem a evitá-la e procurar outras.

Além disso, o delegado destaca também que o perfil geral dos furtadores de fios que costumam causar grandes transtornos não se trata apenas dos usuários de drogas — estes costumam furtar pequenas quantidades do material. O grande problema são as quadrilhas especializadas em furtos deste tipo, que costumam subtrair grandes somas e trazer prejuízos e transtornos. 

Caso observe atividade criminosa deste tipo, a orientação é que as autoridades policiais sejam acionadas. Existem também um dique-denúncia próprio para comunicar furtos de fio: 0800-5102828.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade