GCM é flagrado dando soco em homem algemado dentro de hospital no litoral de SP
Secretaria de Segurança e Mobilidade de Bertioga abriu sindicância interna para analisar ocorrência; caso também é investigado pela polícia
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um guarda municipal de Bertioga, no litoral de SP, agredindo um homem com um soco no rosto na última quarta-feira, 10. O motivo da agressão ainda está sendo investigado, mas o agente da corporação foi afastado de suas funções.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No vídeo, é possível ver que o homem é encurralado pelo guarda da GCM e diz para ele: “Estão abordando o cara errado”. Logo após, o guarda fala aos munícipes que estavam no local que poderiam filmar a ação. A população se revolta e rebate: “Vocês estão machucando ele”.
Outro agente da GCM que estava presente afirma que eles não estavam machucando o homem. No entanto, o homem grita confirmando: “Me bateu, me bateu”.
As pessoas, na sequência, afirmam que gravaram o vídeo. Depois disso, o homem grita para o GCM tirar a mão dele e o guarda dá um soco no rosto dele.
Em nota enviada ao Terra, a Prefeitura de Bertioga informou que apura o ocorrido e reforça que não compactua com nenhum tipo de violência, agressão e desvio de conduta.
A Secretaria de Segurança e Mobilidade abriu uma sindicância interna para analisar a ocorrência e, ao final da apuração, as medidas necessárias serão tomadas. A pasta informa ainda que o Guarda Civil Municipal envolvido na ação foi imediatamente afastado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como resistência e lesão corporal na Delegacia de Bertioga. As partes envolvidas foram ouvidas pela autoridade policial, que solicitou exames ao Instituto Médico Legal (IML) e segue analisando as imagens visando o total esclarecimento dos fatos.