GO: avião pulveriza inseticida e intoxica crianças em escola
Uma pulverização aérea de agrotóxico causou intoxicação em pelo menos 37 pessoas - 35 delas, crianças - em uma escola municipal localizada no Assentamento Pontal dos Buritis, entre os municípios goianos de Paraúna, Rio Verde e Montividiu. O incidente ocorreu na manhã de sexta-feira.
Alunos e professores da escola São José do Pontal foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros a hospitais de Montividiu e Rio Verde. Eles apresentavam dores de cabeça, formigamento nos braços e falta de ar.
Segundo a prefeitura de Rio Verde, o incidente ocorreu porque uma aeronave de pulverização agrícola da empresa Aerotex, por um erro, acabou liberando o veneno sobre a escola. Os intoxicados receberam soro e medicação e passam bem.
Em comunicado, a empresa disse que a intoxicação foi causada pela exposição de alunos e funcionários a um inseticida para tratamento de pragas na lavoura de milho, mas negou que houve derramamento de inseticida sobre a escola. Segundo a Aerotex, os atingidos foram liberados dos hospitais ainda ontem à tarde.
"A empresa informa que está apurando as possíveis causas do ocorrido, e prestando todo o esclarecimento necessário à comunidade local e aos envolvidos", completou a nota.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto do avião, o dono da empresa e o responsável técnico pela pulverização foram detidos por crime ambiental.