Governo distribui kits de teste rápido de dengue no entorno do DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) entregou nesta sexta-feira 18 mil kits de teste rápido para diagnóstico de dengue que serão distribuídos em oito municípios do entorno na tentativa de conter a epidemia que atinge o estado de Goiás.
Os kits serão repassados para as seguintes localidades: Águas Lindas de Goiás (5 mil), Cidade Ocidental (mil), Formosa (mil), Luziânia (mil), Novo Gama (mil), Planaltina de Goiás ( mil), Santo Antônio do Descoberto (5 mil) e Valparaíso de Goiás (3 mil).
Por meio de nota, a secretaria ressaltou que grande parte dos moradores do entorno passa mais tempo no Distrito Federal do que em suas próprias cidades e que é preciso criar uma barreira para conter o mosquito Aedes aegypti. Segundo o órgão, qualquer surto ou epidemia de dengue em municípios vizinhos traz sobrecarga ao sistema de saúde do Distrito Federal.
A distribuição dos kits integra o Plano de Ação Integrada de Combate à Dengue, criado em janeiro pelos governos do DF e de GO e que visa a dar apoio a municípios do entorno com registro de surtos e epidemias da doença.
Dados da Secretaria de Saúde de Goiás indicam que o Estado já notificou 98.754 casos de dengue este ano - um aumento de 721,85% em relação ao mesmo período de 2012. Além disso, sete municípios goianos registraram pelo menos uma morte em consequência da doença - cidades de Goiânia, Porangatu, Rialma, Campinorte, Trindade, Santo Antônio do Descoberto e Piracanjuba.