Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Greve do Metrô e da CPTM afeta linhas nesta terça; veja até quando dura paralisação

Categorias são contra privatização de empresas públicas; governo de SP define o movimento como 'ilegal 'e 'abusivo'

2 out 2023 - 20h00
(atualizado em 3/10/2023 às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Em razão da greve unificada aprovada em assembleia-geral na noite de segunda-feira, 2, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) estão sendo afetadas desde o início da manhã desta terça-feira, 3. Em dias normais, as duas empresas transportam em média 1,7 milhão de passageiros, entre 4h e 12h e 4h40 e 11h da manhã, respectivamente.

Na noite de segunda, os funcionários do Metrô, da CPTM e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) votaram e aprovaram a paralisação conjunta que começou à 0h desta terça-feira, e já vinha sendo alertada pelos sindicatos desde a semana passada.

O Sindicato dos Metroviários convocou uma nova assembleia para esta terça-feira, às 18h, para definir os rumos da greve. De acordo com Camila Lisboa, presidente da organização, a paralisação foi definida inicialmente para durar 24 horas, e o novo encontro vai avaliar quais serão, segundo ela, "os desdobramentos da campanha contra as privatizações e terceirizações dos serviços da categoria."

Quais linhas do Metrô e da CPTM estão sendo afetadas pela greve desta terça-feira?

Metrô

• Linha 1-Azul: fechada;

• Linha 2-Verde: fechada;

• Linha 3-Vermelha: fechada;

• Linha 15-Prata: fechada.

CPTM

• Linha 7-Rubi: de Caieiras a Luz;

• Linha 10-Turquesa: fechada;

• Linha 11-Coral: de Guaianases a Luz;

• Linha 12-Safira: fechada;

• Linha 13-Jade: fechada.

No início da manhã desta terça-feira, todas as linhas de gestão pública da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já se encontravam paralisadas ou em operação parcial. As linhas 10-Turquesa, 12-Safira e 13-Jade amanheceram fechadas, enquanto as linhas 7-Rubi e 11-Coral estão, desde as 5h15, operando parcialmente. Enquanto isso, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens metropolitanos, administradas pela iniciativa privada, seguem em funcionamento normal.

No Metrô, apenas as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, da iniciativa privada, permanecem operantes, o restante das linhas amanheceram de portas fechadas.

Greve no Metrô: congestionamento em SP fica acima da média e se aproxima dos 600 km; veja onde

Conforme a CET, por volta das 8 horas da manhã foram registrados 598 quilômetros de congestionamento; rodízio de veículos está suspenso

Sabesp

Os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos seguem operando regularmente. Os serviços essenciais não foram impactados. "Não foi necessário, até o momento, adotar o plano de contingência já que os serviços à população seguem normais", disse o governo estadual.

Suspensão do rodízio

A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio de veículos na capital nesta terça-feira, em função da greve de 24 horas realizada pelos funcionários do Metrô, da CPTM e da Sabesp.

Ônibus

Os ônibus municipais e intermunicipais circulam normalmente nesta terça-feira. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e a São Paulo Transporte (SPTrans) organizaram um esquema especial para manter a frota total durante todo o dia a fim de minimizar os transtornos causados à população. Na capital, a SPTrans ampliou os itinerários de mais de 20 linhas municipais.

Aulas da rede estadual são suspensas

A Secretaria da Educação do Estado decidiu suspender as aulas da rede na capital e região metropolitana nesta terça-feira em razão da paralisação no transporte. "A dispensa foi definida para que nenhum estudante ou trabalhador seja prejudicado com eventuais faltas, na impossibilidade de chegar até a escola", informou a pasta.

Segundo a administração estadual, todas as provas serão reagendadas, "inclusive nas escolas que estão aplicando a repescagem da Prova Paulista, a avaliação bimestral aplicada em toda a rede". "A Seduc-SP também organizará a reposição de aulas, em data a ser divulgada em breve."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade