Greve no Metrô e na CPTM: rodízio de veículos será suspenso nesta terça
Funcionários da rede metroferroviária protestam contra privatização dos serviços; trabalhadores da Sabesp também participam de protesto
A Prefeitura de São Paulo anunciou que vai suspender o rodízio de veículos na capital nesta terça-feira, 3, em função da greve de 24 horas agendada pelos funcionários do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
As três categorias protestam contra a privatização dos serviços, atualmente geridos pelo Estado de São Paulo. Os sindicatos alegam que a transferência das operações ao setor privado carece de maior discussão com a sociedade e que projetos do tipo podem piorar a qualidade do serviço.
Quais linhas de metrô e CPTM devem ser afetadas pela greve desta terça-feira?
• As linhas do metrô 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô devem paralisar atividades, segundo o sindicato;
• As linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, operadas pela iniciativa privada, não serão afetadas;
• O sindicato prevê paralisação de todas as linhas da CPTM de gestão pública, ou seja, as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade;
• Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda seguirão operando na terça-feira, pois são administradas pela iniciativa privada.
O governo estadual determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos da capital paulista nesta terça. Com isso, consultas, exames e demais serviços públicos agendados para o dia da paralisação deverão ser remarcados.