Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grupos rivais firmam trégua após conflito em terra indígena de Água Santa, com mediação da Funai

Dois feridos em confrontos e reunião com o Ministério Público Federal prevista para discutir solução definitiva

6 set 2024 - 10h47
Compartilhar
Exibir comentários

Com a mediação da Funai regional, grupos rivais na Terra Indígena Carreteiro, localizada em Água Santa, no norte do Rio Grande do Sul, firmaram um acordo de trégua após um conflito que resultou em dois feridos na quarta-feira (4). A violência entre os grupos envolveu disparos de arma de fogo, o que levou à mobilização do Batalhão de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo para conter a situação.

Foto: 3º RPMon/BM / Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Segundo a Polícia Federal, o conflito teve início quando uma liderança local tentou expulsar outro grupo da terra indígena. A PF segue investigando os responsáveis pelos ataques.

O coordenador regional substituto da Funai, Luiz Carlos da Silva Júnior, afirmou que tanto a liderança atual quanto os opositores assinaram o acordo de cessar-fogo, destacando que o clima na região estava tenso, mas que a expectativa é de que a trégua se mantenha.

Uma nova reunião entre as partes envolvidas, com a participação do Ministério Público Federal (MPF), está marcada para esta sexta-feira (6), às 15h, e será realizada de forma virtual. O objetivo do encontro é buscar uma solução de consenso para o conflito, que já teve outros episódios registrados ao longo dos anos.

Em julho, a Justiça Federal condenou membros dos grupos envolvidos por fomentarem o conflito e outros crimes na região.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade