Guardas municipais agridem e jogam gás de pimenta em mulher na Cracolândia
Prefeitura de São Paulo afirmou, por nota, que afastou os agentes envolvidos na agressão
Uma mulher, que não teve sua identidade revelada, foi agredida com golpes de cassetete e gás de pimenta durante uma abordagem da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo neste sábado, 28, na região central da capital paulista.
As imagens foram publicadas pelo videorreporter Caio Castor, e rapidamente viralizaram. Na gravação, é possível ver a a ação de três GCMs na Rua Helvetia, na região conhecida como Cracolândia, por volta de 12h. Um dos guardas acerta a mulher com o cassetete e, depois, outro agente usa gás de pimenta diretamente contra o rosto dela.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela GCM, afirmou que afastou os agentes e abriu uma sindicância para investigar a conduta.
"A Prefeitura informa que afastou os agentes flagrados em atos inaceitáveis e que não representam o padrão de atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Uma sindicância foi instaurada para apurar os fatos e aplicar as punições cabíveis. A gestão municipal não compactua com irregularidades e todo caso de desvio de conduta é rigorosamente apurado", disse na nota.
GCM agride mulher na "nova cracolândia, na rua Helvétia em São Paulo. 28/05/2022 pic.twitter.com/fUaJhHMpEF
— Caio Castor (@CaioCastor) May 28, 2022