Haddad aprova grafite em patrimônio histórico de São Paulo
Estrutura na 23 de Maio é tombada, mas conselho de preservação autorizou a intervenção
O prefeito Fernando Haddad (PT) autorizou e incentivou uma intervenção artística no local conhecido como Arcos do Jânio, sob o viaduto da rua Jandaia, no centro da capital paulista. O local – patrimônio histórico de quase cem anos - teve as paredes cobertas por grafites contratados pelo prefeito. "Sempre há alguns conservadores que não aprovam, mas eles serão convencidos que o grafite é uma realidade favorável a São Paulo", disse Haddad neste domingo, em frente aos Arcos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Os arcos foram construídos na década de 1920 e permaneceram parcialmente encobertos por cerca de 60 anos pelos cortiços erguidos no seu entorno. Em 1980, o local foi revitalizado pelo prefeito Jânio Quadros.
Os arcos são protegidos pelo patrimônio histórico municipal desde 2002 e precisam ser "integralmente preservados", segundo o conselho municipal de preservação (Conpresp). O próprio órgão, porém, autorizou os desenhos nas partes internas do patrimônio.
Já Nadia Somekh, presidente do Conpresp, afirmou que, antes do grafite, as paredes já eram impermeabilizadas. Técnicos serão encaminhados ao local para verificar a situação.