Helicóptero cai na região de Caieiras, em SP; duas pessoas são resgatadas com vida
Piloto e uma menina de 12 anos, que estava com os pais na aeronave, passaram a noite na mata e foram resgatados na manhã desta sexta, 17. Casal foi encontrado sem vida. Acidente ocorreu na noite de quinta, 16
Um helicóptero caiu na noite de quinta-feira, 16, no Morro do Tico-Tico, nas proximidades do Conjunto Habitacional Nosso Teto, em Caieiras, região metropolitana de São Paulo. De acordo com informações do Comando de Aviação da Polícia Militar, obtidas por meio do Corpo de Bombeiros, a aeronave foi encontrada na manhã desta sexta-feira, 17. Betina Feldman, de 12 anos, e o piloto da aeronave, Edenilson de Oliveira Costa, sobreviveram. Betina faz aniversário nesta sexta.
Foram iniciadas as buscas na tentativa de localizar os pais da criança. Posteriormente, veio a confirmação. André Feldman era um empresário conhecido na cidade de Americana, no interior do Estado. Ele e esposa, Juliana Elisa Maria Feldman, morreram no acidente. Além de Betina, o casal deixa os filhos gêmeos Enrico e Manoela, de 9 anos, que não estavam na aeronave.
Em entrevista à TV Globo, o sargento Pelegrini, do Helicóptero Águia da PM, primeiro a chegar e fazer o resgate dos sobreviventes, disse tanto o piloto quanto a menina foram resgatados conscientes e encaminhados para atendimento no Hospital das Clínicas. Eles chegaram ao local por meio do sinal de celular de uma das vítimas. O piloto e a menina passaram a noite na mata. Pela manhã, Edenilson caminhou pela área pedir ajuda. Ele foi localizado pelos socorristas e indicou onde a criança estava.
A aeronave decolou do Jaguaré, na zona oeste da capital paulista, e tinha como destino o município de Americana, na região de Campinas, no interior do Estado.
Ainda segundo o sargento, o piloto estava bastante abalado e, assim que foi resgatado, pediu água. "Ele estava muito abalado, passou a noite em uma aérea ruim, muito úmida. Local de difícil acesso, ele já perdeu energia durante a noite e ainda gastou muita energia tentando sair daí", relatou o sargento.
Por meio das redes sociais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lamentou a tragédia.
"Infelizmente começamos o dia com a triste notícia da morte de um casal vítima da queda de um helicóptero na noite de ontem na região de Caieiras. Meus sentimentos a familiares e amigos neste momento."
Infelizmente começamos o dia com a triste notícia da morte de um casal vítima da queda de um helicóptero na noite de ontem na região de Caieiras. As equipes de resgate conseguiram localizar com vida o piloto e a filha do casal. Meus sentimentos a familiares e amigos neste momento… pic.twitter.com/GgxvZ8Exo8
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 17, 2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma aeronave H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV - Esquadrão Puma), participou da missão de resgate na ocorrência envolvendo o helicóptero de matrícula PR-WVT, em Caieiras.
"Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), localizado em São Paulo, foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência", disse. Estão sendo levantadas informações que possam ajudar na investigação.
Em razão da ocorrência, a Rodovia dos Bandeirantes foi totalmente bloqueada no trecho do km 30.