Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Helicóptero é localizado em SP: qual foi a mudança de estratégia que facilitou o resgate?

Aeronave foi encontrada nesta sexta-feira pela polícia. Os quatro ocupantes morreram. Operação contou com informações do sinal de celular das vítimas

12 jan 2024 - 15h57
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Militar de São Paulo localizou na manhã desta sexta-feira, 12, o helicóptero que estava desaparecido havia mais de dez dias após decolar da capital paulista com destino a Ilhabela, no litoral norte do Estado. Foram localizados ainda os quatro corpos dos ocupantes da aeronave, que ainda passam por identificação.

Helicóptero que desapareceu em viagem para o litoral norte de SP é localizado após 12 dias de buscas.
Helicóptero que desapareceu em viagem para o litoral norte de SP é localizado após 12 dias de buscas.
Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)/Polícia Militar de SP / Estadão

De acordo com a PM, a aeronave foi localizada pelo Águia 24 em uma área de mata na região de Paraibuna. O perímetro passou a ser alvo de buscas específicas da Polícia Militar após uma triangulação do sinal de antenas de celular feita pelo serviço de inteligência da Polícia Civil.

"Todos que estavam à bordo estão naquela região e estão mortos, infelizmente", disse o coronel Ronaldo Barreto, comandante da Aviação da PM. Os quatro corpos foram encontrados junto aos destroços da aeronave. Ainda não há a informação se morreram no momento da queda ou posteriormente.

Segundo Pilz, essa averiguação levou em conta apenas os sinais de geolocalização dos aparelhos telefônicos. "Não tem áudio, não tem dados, apenas o sinal do celular (...) Nós pegamos os sinais dos quatro telefones, e juntamos uma média entre os quatro", disse o delegado.

Com a localização da aeronave, Pilz afirmou que a delegacia de Paraibuna, a Seccional de Jacareí e técnicos do Instituto Médito Legal (IML) vão fazer a perícia dos corpos no local. Posteriormente, eles serão extraídos do local e encaminhados ainda para o IML, para uma nova rodada de averiguações.

Neste momento, uma equipe de três integrantes do Corpo de Bombeiros também está em deslocamento para a área onde o helicóptero foi encontrado, segundo atualização divulgada durante a tarde desta sexta. Além disso, estão indo para o local representantes do Instituto de Criminalística e do Seripa IV, braço investigativo da Força Aérea Brasileira (FAB).

O helicóptero estava retornando para São Paulo?

A hipótese principal é que a aeronave estava tentando regressar para São Paulo quando a queda ocorreu, mas os motivos do acidente ainda vão ser melhor averiguados. "Estava com proa para São Paulo, para o Campo de Marte, pela sequência de antenas e horários por onde ele passou", disse Pilz.

"Ele (o helicóptero) saiu, voou um pouquinho, ficou tentando escapar das nuvens com a intenção de retornar para São Paulo, não de prosseguir para Ilhabela, e não conseguiu, infelizmente", acrescentou o delegado. Segundo ele, agora cabe à perícia determinar qual foi o horário da queda da aeronave.

A Polícia Civil afirmou ainda que chegou a ir até o local de mata onde Letícia Rodzewics Sakumoto, uma das vítimas, mandou uma foto para o namorado. "Tempo ruim", "não dá para passar" e "medo" foram algumas das atualizações da jovem sobre a viagem. Antes de deixar de responder, ela também mandou um vídeo da neblina na região e relatou ainda que a aeronave iria voltar para a capital paulista, por conta da dificuldade de chegar até Ilhabela.

"Nós pousamos nesse local, um dos pontos plotados que nós tínhamos nas nossas buscas era esse local de pouso, que está muito próximo da (Rodovia dos) Tamoios", afirmou. A área em questão, disse o delegado ao Estadão, também fica em Paraibuna, a uma distância de 10 quilômetros de onde a aeronave foi encontrada e a poucos minutos quando se de helicóptero. "Era mais uma peça do quebra-cabeça."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade