Homem é preso por construir subestação clandestina e vender energia desviada em Capão da Canoa
Ação da CEEE Equatorial identifica crime envolvendo desvio de energia para 40 residências
Um homem foi preso em flagrante na segunda-feira (20) em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, após a descoberta de uma subestação clandestina utilizada para desviar energia da distribuidora CEEE Equatorial. O responsável pelo esquema é o proprietário de um loteamento que abastecia aproximadamente 40 residências com energia elétrica desviada, cobrando irregularmente pelo consumo e ficando com o dinheiro.
De acordo com Pedro Leite, supervisor de Segurança Empresarial da CEEE Equatorial, o esquema teve início após a distribuidora desativar a ligação de energia do local em 2019. "Ele instalou um transformador, os postes para levar a energia até os lotes, e as pessoas instalaram os medidores de energia em cada uma das casas. Depois ele cobrava de cada um o consumo por kWh, mesmo com a energia sendo desviada", explicou o supervisor de Segurança Empresarial da CEEE Equatorial", explicou Leite.
A fraude foi descoberta durante uma inspeção de rotina da equipe técnica da CEEE Equatorial, que identificou a irregularidade na ligação de energia. A Brigada Militar foi acionada imediatamente, resultando na prisão do responsável, que foi conduzido à delegacia para registro do flagrante. Ele irá responder pelo crime de furto de energia.
A CEEE Equatorial reforça a importância de a população denunciar ligações clandestinas por meio de seus canais oficiais. Além de combater o crime, a empresa destaca que a regularização das ligações garante mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia para todos.