Homem é preso por maus-tratos e 14 cães são salvos de condições precárias em Porto Alegre
Operação conjunta resulta na detenção de indivíduo por condições precárias de animais de estimação no Bairro Jardim Itu.
Em uma ação coordenada contra maus-tratos a animais, um homem de 53 anos foi preso na manhã desta segunda-feira, 29, após denúncia anônima no bairro Jardim Itu. As autoridades encontraram 14 cães confinados em uma residência, em condições alarmantes de higiene e falta de cuidados básicos.
O secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis, relatou que os animais estavam impossibilitados de se moverem adequadamente, vivendo em um ambiente insalubre e escuro. Os cães foram imediatamente resgatados e levados para a Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) para avaliação veterinária completa.
Na Usav, os animais receberão tratamento médico abrangente, incluindo exames, castração, vacinação e microchipagem. Posteriormente, serão disponibilizados para adoção responsável. O crime de maus-tratos pode acarretar prisão de dois a cinco anos, além de proibição da guarda e aplicação de multa.
A operação, que envolveu a Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Gabinete da Causa Animal (GCA), além das 2ª e 5ª Delegacias de Polícia (DP) da Capital, destaca a importância da colaboração da população. Denúncias de maus-tratos podem ser feitas anonimamente pelo telefone 153 ou pelo aplicativo 156+POA, contribuindo para a proteção dos animais em situações semelhantes.
Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.