Hóspedes furtam TV e entregam apartamento sujo após aluguel em SP; veja
Responsável pelo imóvel contou sobre o caso nas redes sociais. Plataforma de aluguéis agiu rapidamente, segundo ela
Hóspedes que alugaram um apartamento em uma plataforma online furtaram uma televisão e entregaram o imóvel totalmente revirado e sujo, em São Paulo. O caso aconteceu há cerca de 10 dias, e foi relatado por Daniela Duek, de 25 anos, nas redes sociais. Um vídeo mostra que foram deixadas louças sujas, lixo no chão e itens bagunçados no local.
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O apartamento foi entregue desse jeito no último dia 10. A unidade fica no Brás, Zona Leste de São Paulo. O vídeo compartilhado nas redes sociais viralizou após o relato da proprietária.
Nas redes sociais, Daniela contou que essa foi a primeira vez que o apartamento em questão foi alugado pela plataforma, por temporada. Ela administra outros 30 anúncios de unidades para aluguel, e nunca havia tido um problema como este.
Segundo a proprietária, o problema foi relatado à plataforma e a resposta da empresa foi rápida. O valor foi reembolsado, e os usuários foram banidos da plataforma. Ela também registrou um boletim de ocorrência junto à polícia.
"Em menos de três dias o dinheiro já estava na minha conta, de todo o prejuízo que eu tomei. Sobre quem fez isso, particularmente, eu acho que nada vai acontecer, né? Mas enfim, aí é cada um com a sua consciência. A minha parte eu fiz, eu fiz o boletim de ocorrência, acredito que o Airbnb também está tomando as previdências", disse Daniela nos stories do Instagram.
Ela também aconselhou pessoas que tenham se sentido desestimuladas a alugarem seus apartamentos pelo AirBnb após sua história viralizar.
"Foi uma experiência ruim de muitas maravilhosas que eu tenho todos os dias. Então está tudo bem, não é sobre o AirBnb, é sobre a pessoa, a índole da pessoa que se hospedou comigo. E pessoas ruins têm todo lugar. Então, não levem isso para a vida. Eu recebi todo o suporte, mas o alerta fica", completou.
O que diz a plataforma
Em nota ao Terra, o AirBnb informou que leva a sério relatos como este, e que a equipe agiu rapidamente para resolver o problema.
"O Airbnb leva relatos como este a sério, e a equipe da plataforma agiu rapidamente para resolvê-lo. O Airbnb ofereceu suporte à anfitriã sob o AirCover, que oferece proteção contra danos de até 3 milhões de dólares, e removeu o hóspede da plataforma. Situações como essa são raras no Airbnb, e a equipe de suporte ao cliente está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar", diz a empresa.
No site da plataforma, há uma lista de regras que precisam ser cumpridas para que os hóspedes possam utilizar os serviços. Entre elas, não é permitido deixar a acomodação em estado que exija limpeza profunda, como louças mofadas ou tapetes e carpetes manchados. As taxas de limpeza cobradas pelos anfitriões cobrem apenas uma limpeza padrão entre reservas, segundo o site.
O lixo também deve ser colocado em local adequado e não pode ser excessivo. Em relação aos danos, é esperado que os prejuízos sejam pagos pelos responsáveis por causar o dano. Isso inclui perda de itens ou custos de limpeza inesperados.