Hospital afasta técnica de enfermagem que aplicou leite em vez de soro em recém-nascido no RS
Bebê nasceu prematuro, com 29 semanas, e estava prestes a receber alta médica quando ocorreu o erro médico; hospital e CRE apuram o caso
Uma técnica de enfermagem foi afastada após aplicar leite materno, em vez de soro, na veia de um bebê recém-nascido em um hospital de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). De acordo com o hospital, o bebê está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e seu quadro de saúde é estável.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao Jornal da Record, a família contou que o bebê nasceu prematuro, com 29 semanas, no dia 15 de março, em Venâncio Aires, a 130 quilômetros da capital gaúcha. Logo após o nascimento, o recém-nascido foi levado à UTI neonatal.
Prestes a receber alta, no entanto, a família foi notificada do erro médico. Os pais foram informados, no dia 18 de abril, de que a técnica de enfermagem tinha aplicado leite materno na veia da criança, que precisou ser intubada.
Após o incidente, a profissional foi afastada do cargo. Em nota, o hospital e o Conselho Regional de Enfermagem afirmam que apuram o caso para a tomada de outras providências. O Terra tenta contato com a família da criança. O espaço segue aberto para manifestação.