Idoso disputava restos de comida com cães após ser mantido em cárcere pelo filho, diz polícia
Vítima, de 83 anos, foi encontrada completamente abandonada em residência; filho foi preso suspeito de maus-tratos e cárcere privado
Um homem, de 40 anos, foi preso suspeito de praticar os crimes de exploração financeira, maus-tratos e cárcere privado contra o pai, de 83, portador de deficiência visual e da Doença de Alzheimer. Segundo a Polícia Civil de Goiás informou ao Terra, o idoso estava em situação de abandono e disputava restos de comida com os cães da casa.
A prisão foi feita por equipes da Delegacia Especializada no Atendimento a Pessoa Idosa e Pessoa Portadora de Deficiência Física (Deai/DEAPD), que deflagrou, na última sexta-feira, 29, a sexta fase da Operação Desumanus.
A delegacia especializada foi acionada via “Disque-Denúncia”, quando um denunciante anônimo informou que um idoso era mantido em cárcere privado no interior de sua residência, sem água, alimentação, energia elétrica e vestuário.
Após o relato, uma equipe de policiais foi até o endereço apontado na denúncia, localizado no Setor Orlando de Morais, em Goiânia, e lá encontrou a vítima completamente abandonada, banhada na própria urina e fezes, junto a três cães. Os animais também estavam abandonados e apresentavam inúmeras lesões pelo corpo.
De acordo com a Polícia Civil, o idoso recebia alimentação dos vizinhos por cima do muro da casa, já que era mantido trancado no imóvel e recebia a visita do filho esporadicamente.
"A vítima estava completamente transtornada, impossibilitada de se comunicar e disputava com os cães restos de comida lançadas no chão pelo autuado", disse a polícia, por meio de nota.
A equipe policial montou campana próximo à residência e cinco horas depois prendeu o filho do idoso, que trazia com ele o cartão bancário de recebimento de benefícios do pai.