Imagens mostram antes e depois do shopping que pegou fogo no Brás, em São Paulo
Local tem cerca de 18 mil m² e teve por volta de 200 lojas destruídas em incêndio
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25, localizado no Brás, no Centro de São Paulo, na quarta-feira, 30. O fogo afetou cerca de 200 lojas dentro do espaço por volta das 6h40 da manhã, e o trabalho do Corpo de Bombeiros durou até às 15h. Imagens mostram o antes e depois do local, cujo teto colapsou devido ao incêndio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Imagens de satélite captadas pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mostram como estava a área atingida antes das chamas, e como ficou depois.
A primeira imagem mostra a visão da região no dia 17 de outubro. Na quarta-feira, 30, às 10h30, a segunda imagem mostra que o quarteirão foi tomado por fumaça devido ao grande incêndio.
A coluna de fumaça chegou a cerca de 150 metros de altura, podendo ser vista a quilômetros de distância, em bairros do Centro e da Zona Norte da capital paulista. Três pessoas foram hospitalizadas após inalarem fumaça.
O shopping tem cerca de 18 mil metros quadrados, e é dividido em boxes com lojas. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 200 comércios destruídos pelo incêndio.
Na manhã desta quinta-feira, 31, um vídeo feito pelo Corpo de Bombeiros mostra o interior do shopping em ruínas após o incêndio. Portas de metal ficaram retorcidas, e o teto desabou.
Causas são apuradas
As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas pelas autoridades. Em entrevista à TV Globo, lojistas disseram que o local ficou sem energia elétrica na tarde de terça-feira, 29, mas não se sabe se há relação entre a falta de luz e o incêndio. A Enel desligou a rede da área afetada pelas chamas para eliminar risco elétrico.
A Sabesp foi acionada e esteve no local, constatando que não houve desabastecimento de água no local para controle das chamas.
O Auto de Vistoria da corporação (AVCB) do shopping está vencido desde agosto, segundo o Corpo de Bombeiros.
O Ministério Público também abriu inquérito nesta quarta para apurar as causas e os responsáveis pelo incêndio.