Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndio atinge casarão do antigo Museu da Casa Brasileira, na Faria Lima; bombeiros controlam fogo

Nove equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para apagar as chamas; um homem ficou ferido e foi socorrido

5 out 2024 - 17h08
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio do antigo Museu da Casa Brasileira, na Avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, na tarde deste sábado, 5.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da capital, nove equipes foram enviadas para o local para controlar as chamas. Um homem, que estava trabalhando no casarão, sofreu contusão na perna e foi levado para o Pronto-Socorro do Campo Limpo.

Após a morte de Prado, em 1963, Renata deixou o casarão e, em 1968, doou o espaço para a Fundação Padre Anchieta (FPA), que o administra até hoje.

Em 1970, foi inaugurado no espaço o Museu do Imobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, posteriormente Museu da Casa Brasileira (MCB), que até 2023 guardou e conservou objetos, móveis e equipamentos de várias épocas da história da moradia no País.

No fim de 2023, conselho determinou a preservação do imóvel
No fim de 2023, conselho determinou a preservação do imóvel
Foto: Taba Benedicto/ Estadão / Estadão

No fim do ano passado, o imóvel teve a preservação temporária determinada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Unânime, a decisão prevê o tombamento provisório e por tempo indeterminado até o desenvolvimento de estudos, o que pode levar de meses a anos.

A decisão ocorreu após solicitações protocoladas pela Associação dos Proprietários, Protetores e Usuários de Imóveis Tombados (APPIT), abertas após uma mobilização pela permanência das atividades e do acervo do museu no casarão — parte das peças do MCB deve permanecer no Solar Fábio Prado e a outra irá para a nova sede do museu, na Casa Modernista, na Vila Mariana.

Este texto está em atualização. Leia mais em instantes.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade