Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndio em favela de SP é controlado após 3 horas e meia

24 set 2010 - 10h42
(atualizado em 5/10/2010 às 22h03)
Compartilhar
Luciana Martins
Direto de São Paulo

Um incêndio que começou por volta das 9h20 desta sexta-feira na favela Real Parque, próximo à Marginal Pinheiros, na zona sul de São Paulo, foi controlado peolos bombeiros por volta das 12h50. O Corpo de Bombeiros utilizou 25 viaturas para combater as chamas. Segundo a Defesa Civil, uma menina de 7 anos está desaparecida e foi registrada uma vítima leve, que caiu do telhado ao tentar escapar do fogo. Ela foi encaminhada para a Santa Casa de Santo Amaro. Outras 14 pessoas foram atendidas pelo Samu, mas liberadas em seguida.

De acordo com os Bombeiros, o vento ajudou o fogo a se alastrar e atrapalhou os trabalhos. Segundo o capitão Jean Leite, a geografia do local dificultou o combate ao incêndio. Um helicóptero águia da Polícia Militar e a Defesa Civil auxiliam os trabalhos.

A moradora Carine Araújo Reis, 16 anos, relatou que, quando viu o fogo, saiu correndo e tentou encontrar seus quatro irmãos. Ela teve a informação de que crianças estavam sendo levadas para uma creche em um local da favela que não foi atingido pelo fogo.

Segundo o segurança José Ronaldo dos Santos Silva, 30 anos, que também mora na favela, o incêndio se intensificou rapidamente. "Foi um horror, as pessoas que veem pela TV não sentem na pele o que é incêndio na favela", afirmou.

A doméstica Cristina Aparecida dos Santos, 38 anos, afirmou que por volta de 3h30, houve um outro incêndio do lado de onde ela mora por conta de uma vela acendida por uma criança, já que houve falta de energia elétrica, mas os bombeiros não chegaram a tempo e os moradores contiveram as chamas.

"Uma mãe com quatro filhos perdeu tudo, foi uma cena desesperadora", disse. Segundo ela, a parte da vila onde está ocorrendo o incêndio está sem abastecimento de água, o que impediu os moradores de tentarem apagar o fogo.

Moradores do conjunto Cingapura, ao lado da favela, foram obrigados a deixar os apartamentos. O trânsito na Marginal Pinheiros foi prejudicado. Por volta das 11h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou à favela, com quatro motos, uma unidade básica e uma avançada, com um médico.

Trânsito na Marginal Pinheiros

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), toda a pista local da Marginal Pinheiros foi interditada no sentido Interlagos, próximo da ponte Engenheiro Ary Torres, para facilitar o trabalho dos Bombeiros. A CET montou um desvio pela pista expressa.

Redação Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Silvia Mangas, Claudio Augusto Machado, Adriano Mantovani Gustavo Frade, William Giacomazzi, Márcio Mussi, Marcelo, Gustavo Frade, Eduardo Villalba, Caio, Natalia Pellizzon, Alan M. Maziero, Henrique Santana, Jana Mingroni, Dantas, Paulo Eduardo e Marin, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Incêndio atinge favela na Zona Sul de São Paulo:
vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra