Jovem eletrocutado: pais encontram fiação solta em área onde acontecia festival
João Vinícius Ferreira Simões sofreu descarga elétrica após encostar em food truck energizado; corpo do jovem será sepultado nesta segunda
A morte de João Vinícius Ferreira Simões é investigada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Familiares do estudante foram até o Riocentro, onde ocorria o festival, e encontraram diversos fios soltos e até desencapados no local.
A polícia investiga o caso do jovem de 25 anos que morreu após ser eletrocutado no I Wanna Be Tour, realizado no Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no último sábado, 9. Familiares de João Vinícius Ferreira Simões foram até o local, onde reuniram fotos de fios soltos na área externa do centro de convenções. A informação é da TV Globo Rio.
O estudante participava do festival de música quando sofreu uma descarga elétrica ao encostar em um food truck energizado. Pouco antes do incidente, uma forte chuva atingiu a região e João Vinícius estava molhado no moment. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
No domingo, 10, os pais do rapaz foram até o Riocentro. Impedidos de entrar, eles precisaram acionar a Polícia Militar.
"Fui lá no evento, não me deixaram entrar, tive que chamar a polícia. Também não deixaram a polícia entrar. Nós empurramos o portão, entramos, tiramos todas as fotos de fios desencapados, gerador mal localizado, e já estavam desmontando para montar em Belo Horizonte", afirmou Roberta Ferreira, mãe do jovem, segundo a qual o local não foi preservado para a perícia.
O 32º DP é responsável pela investigação. Ainda de acordo com a emissora, a polícia tenta descobrir se os caminhões de food truck estavam posicionados de forma adequada, com as conexões feitas de maneira correta. A Polícia também informou à TV que, apesar de o local não ter sido preservado, uma perícia será realizada. Se as investigações forem comprometidas, os responsáveis pelo festival vão responder perante a lei.
"Nunca, nos meus piores sonhos, eu imaginava que isso fosse acontecer comigo. Tentaram reanimar ele, ele voltou, mas depois foi de vez. Eles precisam me responder, eu preciso de uma resposta: o que aconteceu com o meu filho? Eu sei o que o hospital falou, mas eu preciso de uma resposta da empresa", declarou a mãe de João Vinícius.
"Vou lutar com todas as minhas forças para que isso não aconteça com os filhos de outras pessoas. Meu filho tinha 25 anos. Vinte e cinco anos! Uma vida pela frente, cheio de planos, trabalhador, acordava 5 horas da manhã para trabalhar até 12h em uma academia, de estágio. Um moleque de ouro. Dei muita sorte de ter um filho como esse para terminar com esse trágico fim", desabafou Roberto Simões, pai do estudante.
Os responsáveis pelo evento, o food truck e testemunhas serão intimados para prestar esclarecimentos.
Organização
Em nota, o Riocentro lamentou o ocorrido e afirmou que o jovem foi socorrido pela equipe contratada pela organizadora do evento e responsável pela infraestrutura. Logo em seguida, ele foi encaminhado ao hospital.
"A administração do centro de convenções está acompanhando o caso de perto junto à organização, para que a família receba toda assistência necessária", diz o comunicado.
A produtora 30e, responsável pelo evento I Wanna Be Tour, publicou uma nota oficial nas redes sociais, na qual diz que todos os protocolos de segurança foram seguidos quando a chuva se intensificou. A nota diz ainda ue o sistema de segurança foi acionado para atendimento e socorro da vítima, com todos os esforços para ajudar João Vinícius.
"A 30e, produtora do evento, lamenta profundamente e está apurando o ocorrido junto às autoridades. Até então, informações obtidas atestam para a conformidade da operação do food truck. A produtora já estabeleceu um primeiro contato com a família do jovem para prestar solidariedade e dar toda a assistência necessária", informou a empresa.
O velório do jovem será realizado nesta segunda-feira, 11, no Cemitério Municipal de Maricá. O sepultamento está previsto para ocorrer às 15h.
"Perder um filho é uma dor que não tem tamanho. Não estou identificando o sentimento que eu estou tendo, foi uma banalidade, uma irresponsabilidade", destacou o pai.
I Wanna Be Tour
O I Wanna Be Tour é um festival de música que circula pelo Brasil com apresentações de artistas importantes da cena emo do rock nacional e internacional. O evento começou no dia 2 de março, em São Paulo, e acabou no domingo, 10, em Belo Horizonte.
Entre as bandas presentes no festival estavam Boys Like Girls, Fresno, NX Zero, Pitty, The All-American Rejects e Simple Plan, entre outros.