Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ministro dá 10 dias para restabelecer energia no Amapá

Cerca de 89% da população do Estado já está há quatro dias sem luz devido a um incêndio na subestação Macapá

6 nov 2020 - 16h34
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta sexta-feira, 6, que espera conseguir restabelecer 100% da energia do Amapá em até dez dias. O Estado entrou hoje no quarto dia de apagão com 89% da população sem eletricidade. Nesta quinta-feira, o governo estadual decretou situação de emergência.

Um incêndio na subestação Macapá ocorrido na noite de nesta terça-feira, 3, levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. O fogo tomou conta da subestação e interrompeu cerca de 250 megawatts de carga elétrica. Ao todo, 14 dos 16 municípios do Estado ficaram sem energia.

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estabeleceu gabinete de crise e viaja ao Amapá nesta quarta-feira 
10/10/2019
REUTERS/Ian Cheibub
Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estabeleceu gabinete de crise e viaja ao Amapá nesta quarta-feira 10/10/2019 REUTERS/Ian Cheibub
Foto: Reuters

Segundo o ministro, uma equipe técnica está trabalhando na filtragem do óleo de um transformador da subestação afetada. Ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ele disse acreditar que conseguirá retomar a operação do equipamento ainda hoje, o que, na sua avaliação, restabeleceria cerca de 70% do fornecimento de energia do Amapá.

"Outros geradores termoelétricos estão sendo transferidos para o Amapá para suprir o restante da demanda. E outro transformador será movimentado, também, para essa subestação em Macapá, para termos dois transformadores em operação. Um outro, terceiro, será movimentado para lá nos próximos quinze a vinte dias para que tenhamos um transformador reserva, também, em caso de necessidade", afirmou Bento Albuquerque.

Na quarta-feira, 4, o Ministério de Minas e Energia criou um gabinete de crise para reverter o apagão e enviou uma comitiva ao Amapá para supervisionar as medidas adotadas para o restabelecimento de energia elétrica no estado. Foram anunciados três planos para restabelecer o fornecimento de energia. As opções apresentadas envolvem os estados de Amazonas, Pará e Roraima para envio de peças, motores e transformadores.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade