Mulher denuncia que teve panetones furtados por entregador: ‘Mau caratismo’
Segundo relato, a plataforma não se responsabilizou pela ocorrência, nem o motoboy; a Uber afirma que usuária não apareceu no local
Uma moradora de São Paulo usou as redes sociais para denunciar que teve os panetones que encomendou para as festas de fim de ano furtados por um entregador. Segundo o relato da mulher, tudo aconteceu no último dia 21, quando ela pediu um ‘Uber flash’, viagem de motoboy pela plataforma Uber, para que buscassem uma encomenda do panetone e levassem até a sua casa. “Mas acontece que não vi nem a cor dos panetones”, desabafou.
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Ela se chama Rafaela e, no LinkedIn, deu detalhes sobre a ocorrência. Ela conta que solicitou a corrida e, ao mesmo tempo, manteve contato com a confeitaria artesanal de onde encomendou os panetones, para verificar se estava tudo certo.
“Minutos depois da solicitação, a atendente me disse que o motoboy já tinha retirado o pedido, mas ao olhar no aplicativo vi que a moto não saia do lugar e a corrida não foi iniciada. Mandei mensagem para o motorista perguntando se ele estava a caminho da minha casa e ele disse que estava ‘arrumando a sacola dos panetones para não pegarem chuva’. Após esse comentário, a viagem iniciou”, continuou.
A partir disso, conforme relata, o motorista encerrou a corrida quando já estava perto de sua casa e deu como se a mercadoria tivesse sido entregue. Como o pedido não chegou em seu prédio, a mulher conta que tentou falar com o motoboy por ligação via aplicativo da Uber. “Foram 3 ligações não atendidas, em seguida o app bloqueou a função de ligar diretamente para o motorista e me direcionou para o suporte”.
Seis dias depois, no último dia 27, a Uber a enviou uma resposta informando ter recebido um comunicado do motorista parceiro responsável pelo envio. “Ele explicou que, por se tratar de um alimento perecível e por não poder fazer uma viagem de retorno, ele teve que se desfazer de seus itens”, escreveu a empresa pela mensagem compartilhada pela mulher.
“Vale lembrar que ao utilizar o Uber Flash, nem os parceiros nem a Uber se responsabilizam pelos itens, bem como seu conteúdo, inclusive por quaisquer perdas e danos que possam sofrer, uma vez que não possuem seguro”, complementou a Uber à mulher.
A mulher rebate. Segundo ela, os panetones estavam anexados com um folheto que informava que a validade era de até 7 dias ou 10 dias, a depender do sabor. E que, mesmo com a demora do retorno, que demorou 6 dias, ainda estaria dentro do prazo.
“Expresso a minha indignação, pois uma pessoa honesta já não teria feito toda essa lambança que ele [o motoboy] fez, mas como ainda tenho fé na humanidade, ele poderia ter muito bem entrado em contato comigo e me dado a opção de mandar um outro motoboy para buscar os meus produtos com ele, mas nada foi feito, o que só mostra o mau caratismo”, finalizou a mulher.
O que a Uber fez, até a publicação do relato da mulher, foi reembolsar o valor da viagem (R$ 20,89).
O que diz a Uber
Procurada, a Uber afirma que o motorista parceiro aguardou por cerca de 30 minutos no local de entrega informado, mas que a usuária que requisitou o serviço não foi localizada.
"De qualquer forma, caso a usuária acredite ter sido vítima de crime, a Uber encoraja que, além da denúncia no aplicativo, seja feito um boletim de ocorrência para que as autoridades competentes possam investigar o ocorrido. A Uber está à disposição para colaborar fornecendo os dados necessários, nos termos da lei", diz a empresa em nota.