Não há sobreviventes da queda de avião, diz Prefeitura de Vinhedo
A aeronave levava 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes
A Prefeitura de Vinhedo, no interior de São Paulo, confirmou ao Terra que não há sobreviventes da queda de um avião Voepass, modelo ATR-72, na cidade. A aeronave levava 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O acidente aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 9.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Informamos que não há sobreviventes e os corpos estão sendo levados para o IML de Campinas.
Lamentamos profundamente o ocorrido e ficamos à disposição para quaisquer informações que possamos ajudar", disse a Prefeitura em nota enviada a reportagem.
Ao saber do ocorrido, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que voltará para o Estado imediatamente para visitar o local. Ele estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).
"A gente lamenta profundamente o acidente. É um acidente que nos deixa muito triste. Vamos nos deslocar para lá imediatamente. Eu vou com o governador [do Paraná] Ratinho [Júnior]… Iremos para Vinhedo, que foi o local do acidente", disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se pronunciou sobre a tragédia. Ele soube do ocorrido durante o evento de lançamento da Fragata Tamandaré, um novo 'navio de guerra' da Marinha. Em seu discurso na cerimônia realizada em Itajaí, em Santa Catarina, Lula pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.
"Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio. Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes. [...] Eu queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas", pediu Lula.
Uma notícia muito triste. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. pic.twitter.com/eb47itDbe8
— Lula (@LulaOficial) August 9, 2024
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se colocou à disposição das famílias das vítimas.
"A Anac lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nesta sexta-feira, 9 de agosto, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes. A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)."