O que causou a morte da sucuri Ana Julia, em Bonito (MS)? Saiba mais
Animal foi encontrado às margens do rio Formoso em estado avançado de putrefação; Polícia Civil está investigando o caso
Uma sucuri de 7 metros foi encontrada às margens do rio Formoso no último domingo (24) em estado avançado de putrefação. A Polícia Civil de Bonito (MS), com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA), está investigando a causa por trás da morte.
De acordo com a PMA, a sucuri foi localizada sem vida pelo documentarista de vida selvagem Cristian Dimitrius, que tem documentado cobras na região por uma década. Ele denunciou o caso por meio das redes sociais.
"São mais de dez anos fazendo esses registros de preservação, explicando que estes animais não oferecem risco a nenhuma pessoa, estou muito triste pelo ocorrido. Não tenho palavras para descrever essa maldade", lamentou Dimitrius.
Ver esta publicação no Instagram
Conhecida como Ana Julia, a sucuri é a mesma que ganhou destaque em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk.
"Espero que os culpados sejam encontrados e processados, porque esse tipo de comportamento deve ser severamente punido. Entendi que já está em andamento uma ampla investigação policial no local onde ela foi encontrada, esperamos que haja logo mais clareza. Enquanto isso, só posso ficar triste com a capacidade das pessoas destruírem a natureza de forma tão indiscriminada repetidamente", escreveu o biólogo no Instagram.
A identificação do réptil foi confirmada pela especialista em sucuris e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Juliana Terra, que vem estudando a cobra há oito anos.
O que causou a morte da sucuri?
A morte de Ana Julia está sendo investigada pela Polícia Civil. O caso foi registrado como "matar espécime da fauna silvestre em rota migratória, sem a devida permissão da autoridade competente ou em desacordo com a obtida".
A PMA confirmou o óbito do animal e, durante levantamentos iniciais, não encontrou evidências de tiros ou perfurações. Caso constatado crime ambiental, a sucuri irá passar por uma perícia, que deve constatar a causa da morte.
Se houve um responsável pela morte de Ana Julia, ele poderá responder por crime ambiental e enfrentar pena de detenção de 6 meses a 1 ano, além de pagar uma multa que pode chegar até R$ 500 mil. Após perícia, a sucuri será embalsamada em Campo Grande e integrará o acervo da PMA para exposição.
A prefeitura de Bonito lamentou a morte do animal e informou que acompanhará as investigações do caso.
"A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri 'Ana Julia' em nosso município. A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostra o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente. Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados", afirmou em nota.