Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Onda de calor atinge o país e deve causar temperaturas recordes

Segundo o Inmet, "a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar"

7 set 2024 - 13h38
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que ao menos 18 capitais brasileiras registrem temperaturas acima dos 30°C neste fim de semana com nova onda de calor. As condições climáticas prometem ser mais intensas na região Centro-Oeste, especialmente em Cuiabá, onde os termômetros devem ultrapassar os 40°C, e em Campo Grande, que pode registrar até 38°C no domingo, 8 de setembro.

Temperaturas podem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos
Temperaturas podem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos
Foto: depositphotos.com / rfphoto / Perfil Brasil

Além do calor intenso, diversas áreas do país, incluindo o norte de São Paulo, o centro-oeste de Minas Gerais, o sul de Goiânia, a parte central do Mato Grosso, o leste de Rondônia, o sudeste do Amazonas e o sudoeste do Pará, vão enfrentar temperaturas que podem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos.

Em Campo Grande, a expectativa é que o recorde anterior de 37,5°C, registrado em setembro, seja superado neste sábado, 7 de setembro, com previsões apontando para até 39°C. Em Cuiabá, que recentemente registrou 42,4°C no início de setembro, é esperado que a temperatura atinja 43°C neste sábado, possivelmente estabelecendo um novo recorde para 2024.

Como fica a previsão de chuvas para setembro com onda de calor?

Com a previsão de redução das chuvas em muitas partes do Brasil, o Inmet indica que a precipitação deve ficar acima da média apenas na faixa norte da região Norte, no sul do Mato Grosso do Sul, em parte de São Paulo e na região Sul. Já no Centro-Oeste, Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná, as chuvas devem estar próximas ou abaixo da média.

Impacto do ar seco na redução das chuvas

Segundo o Inmet, "a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar". Esse cenário também aumenta o risco de queimadas, que já estão em níveis elevados em diversas regiões.

A tendência para setembro é de temperaturas acima da média em todo o país, com possíveis novas ondas de calor. No Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, as médias de temperatura podem ultrapassar os 30°C.

Nas regiões de maior altitude do Sul e Sudeste, as temperaturas podem ficar abaixo de 12°C, embora permaneçam acima da média para este período.

Temperaturas nas Capitais

Confira as previsões de temperatura para algumas capitais nos próximos dias, conforme dados do Inmet:

  • Cuiabá: Temperaturas acima de 40°C
  • Campo Grande: Possibilidade de alcançar 39°C
  • São Paulo (norte): Máximas acima de 30°C
  • Amazonas (sudeste): Máximas superiores a 30°C
  • Pará (sudoeste): Temperaturas 5°C acima da média

Com essas previsões, é essencial que a população se mantenha hidratada, utilize proteção solar e evite exposições prolongadas ao sol. Além disso, a comunidade deve colaborar para prevenir queimadas, uma vez que as condições atmosféricas favorecem a propagação de incêndios florestais.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade