PUBLICIDADE

Operação Capa Dura investiga fraudes em licitações da Secretaria de Educação de Porto Alegre

Polícia Civil cumpre 36 mandados de busca e apreensão em três estados para apurar irregularidades em contratos públicos.

5 jul 2024 - 11h52
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã desta sexta-feira (5), a Polícia Civil deu início à segunda fase da Operação Capa Dura, que tem como objetivo investigar irregularidades em licitações da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed). A operação mobilizou cerca de 120 policiais, que cumpriram 36 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

As ações ocorreram em Porto Alegre, Lajeado, Estrela, Novo Hamburgo, Gravataí, Estância Velha, Canoas, Florianópolis (SC), Palhoça (SC), Jaraguá do Sul (SC), Curitiba (PR) e Colombo (PR). A investigação aponta que os contratos fraudulentos, destinados à aquisição de brinquedos pedagógicos, kits de robótica e livros, somam aproximadamente R$ 60 milhões. O esquema criminoso favorecia determinadas empresas, eliminando a concorrência nos processos licitatórios.

Durante a operação, cinco servidores públicos foram afastados de suas funções, e sete empresas tiveram suas atividades econômicas suspensas. Foram apreendidos quatro veículos de luxo, além de celulares, computadores e documentos.

A Polícia Civil continuará as investigações para identificar todos os envolvidos no esquema e assegurar a responsabilização dos culpados.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade