Operação da Polícia Federal desarticula esquema de desvio de mercadorias na Receita Federal com 10 detidos
Ação da PF resulta em prisão de servidores e empresários envolvidos em desvios de mercadorias apreendidas, além do bloqueio de R$ 37 milhões em bens.
A Operação Entreposto, lançada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (6), expôs um esquema de desvio de mercadorias na Receita Federal, com prisões e mandados de busca e apreensão em cidades como Santa Maria e Pelotas, no Rio Grande do Sul. Até o momento, foram detidas 10 pessoas, entre elas um auditor fiscal, três analistas tributários e outros funcionários da Receita, além de quatro empresários e um policial militar de Chapecó, Santa Catarina.
As investigações apontaram que servidores desviavam bens públicos, encaminhando-os a um grupo criminoso que revendia as mercadorias no mercado informal. Os lucros eram compartilhados entre os participantes, com comissões pagas aos servidores.
A operação também resultou no sequestro de 22 imóveis, 24 veículos e o bloqueio de contas bancárias com um total de R$ 37 milhões. A PF reforçou a importância da ação para combater a corrupção no setor público e anunciou que a investigação continua, com expectativa de novos desdobramentos e prisões à medida que mais provas forem coletadas.