Operação desmantela golpe dos nudes no RS: Suspeitos presos e bens apreendidos
Dois indivíduos são presos preventivamente e investigação apreende bens do grupo criminoso
Nesta quarta-feira (26), foram realizadas duas prisões preventivas de suspeitos de aplicarem o golpe dos nudes em Nova Hartz, cidade situada a 77 km de Porto Alegre. Um dos detidos, apontado como o mandante do crime, já cumpria pena em regime semiaberto no Presídio Estadual de São Leopoldo. Além disso, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Nova Hartz, Parobé e Sapiranga, como parte da investigação em andamento.
De acordo com a delegada Ariadne Moraes Langanke, a investigação teve início há aproximadamente seis meses, após a denúncia de um idoso que se apresentou como vítima do golpe. O homem, cuja identidade não foi revelada, sofreu um prejuízo financeiro de mais de R$ 100 mil e chegou a realizar empréstimos para pagar os suspeitos. Além disso, transferiu um veículo para um dos integrantes do grupo criminoso.
A delegada esclarece que os golpistas se faziam passar por autoridades policiais, utilizando perfis falsos e alegando ser uma menor de idade. Eles acusavam a vítima de envolvimento em pedofilia e, dessa forma, extorquiam dinheiro da pessoa lesada.
Durante a operação, foram apreendidos celulares e um veículo pertencente ao líder do grupo criminoso, que havia sido adquirido por meio dos golpes. Também estão sendo investigadas pessoas que teriam sido usadas como "laranjas", emprestando suas contas bancárias para o depósito do dinheiro extorquido.
A delegada ressalta que muitas vítimas não denunciam o crime devido ao constrangimento causado, mas é essencial que relatem imediatamente a situação à Polícia Civil para que as investigações possam ser iniciadas.