Operação "Dilúvio Moral" prende 3 envolvidos no Golpe de falsa arrecadação durante enchentes no RS
Mandados de prisão e apreensão são cumpridos em três estados brasileiros.
Nesta terça-feira (19), a Polícia Civil do RS deflagrou nova fase da Operação Dilúvio Moral, focada em fraudes realizadas durante o período crítico das enchentes em maio. As ações ocorreram em Olinda (PE), Belo Horizonte (MG) e Feira de Santana (BA), com apoio das forças policiais locais, resultando em três prisões e apreensões de material relevante.
A fraude se destacou pela criação de uma página que imitava o site oficial do governo e direcionava os usuários para um falso site de doações, com estrutura similar ao "Vakinha". A campanha enganosa incluía a exibição de um QR Code que, ao ser usado, transferia os valores para contas vinculadas ao esquema.
As investigações identificaram um casal em Pernambuco como os principais articuladores, enquanto uma cúmplice em Minas Gerais fornecia dados para abertura das contas bancárias. Mandados também foram cumpridos na Bahia para ampliar as buscas por provas do esquema criminoso.
Com as apreensões realizadas, a Polícia Civil espera identificar mais envolvidos e bloquear novos valores oriundos do golpe.
Com a informação Polícia Civil.