Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Operação Turrim desarticula grupo criminoso ligado a homicídios e tráfico de drogas

Ação policial resulta em prisões e revela complexa rede de crime organizado no RS e SC

25 nov 2023 - 10h28
(atualizado às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil, com o apoio da Brigada Militar, realizou uma grande operação denominada "Turrim" para combater um grupo criminoso suspeito de estar envolvido em pelo menos 11 homicídios entre 2021 e 2022, principalmente no litoral norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. A operação, focada em dois irmãos empresários ligados aos setores imobiliário e gastronômico, resultou na execução de 29 ordens judiciais em várias cidades.

Foto: Ilustrativa / Porto Alegre 24 horas

O delegado Alencar Carraro, diretor de Investigações do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), descreveu a operação como histórica, destacando a importância da resposta de segurança dada às comunidades afetadas pelos crimes do grupo.

O desembargador Sandro Luz Portal, ao analisar um Habeas Corpus relacionado ao caso, reconheceu a extensão da associação criminosa e a demora na apresentação da denúncia, resultando na soltura dos suspeitos. Ele enfatizou a importância do devido processo legal e a garantia de uma duração razoável do processo.

Por sua parte, o Ministério Público, ciente da complexidade do caso, destacou o tempo necessário para analisar o inquérito policial. O promotor de Justiça de Torres, Diogo Hendges, postulou a transferência de competência para a Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro de Porto Alegre, que foi aceita.

Embora alguns dos acusados continuem presos por outros processos, o MP ressalta que a liberação não implica a ausência de responsabilização criminal futura.

O Tribunal de Justiça do RS, por sua vez, manteve o sigilo sobre os atos processuais, reafirmando a fundamentação sólida para o bloqueio de contas bancárias e patrimônio dos investigados.

Iniciada em junho de 2022, a investigação culminou em 132 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão e buscas em diversas cidades do RS e SC, com conexões de crimes como homicídios e tráfico de drogas. A operação Turrim revelou um intrincado sistema de crime organizado, com implicações em homicídios e a participação de figuras que mantinham uma aparência de empreendedores respeitáveis.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade