Outro detento morre em penitenciária de Canoas
Joelzinho havia exercido a função de "plantão de galeria", auxiliando na organização do presídio
Joel Silva do Nascimento, de 37 anos, conhecido como "Joelzinho", foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira em sua cela na Penitenciária Estadual de Canoas 4 (Pecan 4). Este é o segundo óbito registrado no complexo prisional da Região Metropolitana em menos de 48 horas.
As autoridades descartaram qualquer ligação entre a morte de Joelzinho e a de Nego Jackson, líder de uma facção criminosa, que foi executado no sábado na triagem da Pecan 3 por outro detento. Apesar de ambos terem atuado no bairro Vila Jardim, na zona Norte de Porto Alegre, pertenciam a facções rivais. Joelzinho tinha histórico criminal que incluía um homicídio cometido em 2017 na mesma região.
Nos últimos dias, ele apresentava problemas de saúde, como complicações renais. Detentos da cela informaram que ele faleceu após cair e bater a cabeça, embora exames preliminares não tenham constatado ferimentos visíveis. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) segue investigando o caso.
Joelzinho havia exercido a função de "plantão de galeria", auxiliando na organização do presídio, mas foi afastado recentemente devido a conflitos com outros presos. A apuração dos fatos continua em andamento.