Ouvidoria da polícia abre procedimento para apurar morte de suspeito após perseguição na Grande SP
É a terceira morte por policiais da Rota em uma semana; caso ocorreu em Santo André
A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo abriu procedimento para apurar a morte de um suspeito que foi baleado após perseguição realizada por policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O caso ocorreu na quarta-feira, 18, em Santo André, na Grande São Paulo.
Conforme os policiais envolvidos, houve troca de tiros. O suspeito chegou a ser socorrido, mas não resistiu. É a terceira morte após perseguição de policiais da Rota em uma semana. No último dia 12, dois suspeitos morreram após serem alvejados na região central da capital paulista.
A Secretaria de Segurança Pública paulista (SSP) informou que o caso de Santo André ocorreu por volta de 22h50 de quarta-feira na Avenida Mico Leão-Dourado. Segundo a pasta, policiais militares começaram a perseguir dois homens suspeitos após o roubo de uma mulher de 69 anos.
A secretaria afirmou que a dupla fugiu em um Toyota Corolla e não obedeceu à ordem de parada. O condutor perdeu a direção do carro durante a perseguição e o veículo caiu em uma vala. Ambos tentaram fugir a pé e, segundo os policiais militares, um deles disparou contra os agentes.
Durante troca de tiros, um dos suspeitos, ainda não identificado, foi baleado. Ele chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. O outro suspeito fugiu.
As armas utilizadas na ação foram encaminhadas à perícia. Segundo os policiais, um revólver calibre 38 com numeração raspada foi usado pelos suspeitos durante a troca de tiros. Foram requisitados perícia junto ao Instituto de Criminalística e exame necroscópico.
O caso foi registrado no Centro de Polícia Judiciária de Santo André como roubo, morte decorrente de intervenção policial, apreensão e entrega de veículo e será investigado pelo setor de Homicídios e de Proteção à Pessoa da cidade. Em paralelo, a PM apura o fato por meio de Inquérito Policial Militar.
A Ouvidoria da Polícia também abriu procedimento para acompanhar o caso. Conforme o novo ouvidor das Polícias, Cláudio Aparecido da Silva, o órgão enviou ofício para a Polícia Militar solicitando imagens das câmeras corporais (COPs) dos policiais envolvidos na ocorrência.
"Para a Polícia Judiciária, pedimos cópias dos laudos: residuográfico, necroscópico, balístico e de local. Pedimos ainda a coleta de câmeras do entorno da ocorrência", afirmou o ouvidor. A perícia está em andamento.
Outro caso
Na última semana, dois homens suspeitos de roubo a uma residência foram mortos e outro ficou ferido durante uma perseguição da Rota na Rua da Consolação, região central da capital paulista. Segundo a PM, houve troca de tiros e as vítimas faziam parte de uma quadrilha de assalto a condomínios. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).