Parapentes com 'notas gigantes' de dólar sobrevoam Rio em ato que critica G20
Protesto da Transparência Internacional cobra ação do G20 contra corrupção
Parapentes com enormes notas de dólar desenhadas sobrevoaram a orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira, 15. A ação foi organizada pela Transparência Internacional como forma de protesto, cobrando que o G20 adote uma postura mais firme contra a corrupção.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A iniciativa, chamada de "Money Gliders", ocorreu 48 horas antes da Cúpula de Líderes no Rio. Durante o voo, os parapentes pousaram em uma faixa que exibia a pergunta, em inglês: "Quão óbvia a corrupção tem que ser para que vire prioridade para o G20?".
Segundo a ONG, o G20 "fracassa em lidar com a corrupção" e os líderes do grupo negligenciam "o combate à corrupção" e não conseguem realizar avanços na questão nos últimos dez anos".
"Hoje, enquanto os líderes das nações mais ricas do mundo se preparam para a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, enchemos os céus da cidade com notas de dólar para chamar a atenção do mundo para um sério problema: há anos esses mesmos líderes falham em colocar a corrupção no centro de suas discussões, o que acaba enfraquecendo todos os outros temas abordados. Nossa missão é tirar a corrupção das sombras, queiram os poderosos ou não", escreveu a Transparência Internacional em postagem no Instagram.