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Passageira furtada por motorista descobre que mesmo caso ocorreu três dias antes

Vítima transportou o computador do local onde mora até seu local de trabalho, mas equipamento sumiu

21 jun 2023 - 20h43
(atualizado às 20h44)
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Conversa entre a passageira e motorista de aplicativo sobre a entrega do computador no destino final.
Conversa entre a passageira e motorista de aplicativo sobre a entrega do computador no destino final.
Foto: Arquivo pessoal

Uma cantora de 29 anos relatou que foi vítima de um furto realizado por um motorista cadastrado na Uber. A situação aconteceu no último dia 4 de junho, quando a mãe de Bárbara Magalhães enviou seu computador por meio da modalidade de entrega de objetos.

"Eu estava fazendo um trabalho voluntário a 40 minutos da minha casa e quando cheguei lá, percebi que tinha esquecido o computador. Íamos fazer uma atividade que precisava dele [computador] e eu achei que seria seguro e mais rápido pedir um Uber flash", contou. 

Segundo Bárbara, sua mãe tomou o cuidado de tirar foto da carteira de motorista, da placa da moto e da tela da corrida no aplicativo do celular do condutor, mas nem isso foi suficiente para assegurar que seus pertences da artista chegassem até o destino final. Assim que percebeu que o motorista não ia chegar, ela abriu um boletim de ocorrência virtual para relatar a situação. 

"Eu perdi as fotos da minha festa de 15 anos, as fotos da última viagem com o meu pai antes dele falecer, o meu TCC... Mas sei que tem gente que perde a vida", lamentou ela no vídeo.

A cantora disse que tentou contato com a Uber para resolver a questão, mas não teve sucesso. "Eles até encerraram o canal de contato", comentou a artista, que notou que a conta do motorista continua ativa no apliciativo.

Motorista tinha outro BO contra si

Bárbara quer que a Uber se responsabilize pelo caso, que não é isolado. Segundo contou ao Terra, ela tem recebido centenas de relatos sobre casos semelhantes ao seu. "Aparentemente, o sistema de segurança da Uber é muito falho. Existem muitas contas fake e eles não estão se responsabilizando por isso", criticou. 

O motorista envolvido no seu caso, inclusive, já tinha um boletim de ocorrência registrado contra si três dias antes do furto do computador. A vítima era também uma mulher, que perdeu cerca de R$ 2 mil. 

Segundo Bárbara, o suspeito foi identificado na terça-feira, 20, mas seguirá em liberdade até o julgamento. O caso segue em investigação pela 43ª DP. No entanto, ela ainda não foi chamada para fazer o reconhecimento do suspeito.

"Eu e minha mãe fomos prestar depoimento contra ele para que o Estado entre com um processo contra ele. Tem vídeo das imagens da câmera de segurança do prédio, as fotos que minha mãe tirou, os prints do meu celular”, comenta.

O que diz a Uber

Em nota, a Uber informou que não foi possível apurar todas as alegações relatadas pela reportagem, pois não houve tempo suficiente para levantamento e verificação. No entanto, a empresa afirmou que todos os motoristas passam por uma checagem de antecedentes criminais no ato do cadastramento, a partir da consulta de bancos de dados oficiais de todo o País. Além disso, a Uber também realiza rechecagens periódicas dos motoristas já aprovados, ao menos uma vez a cada 12 meses.

A empresa ainda informou que o Uber Flash não permite levar itens de valor ou cujo transporte seja proibido por lei ou pelas regras da categoria.

"Usuários podem solicitar a motoristas parceiros viagens para o transporte de objetos como pacotes, presentes, documentos e outros artigos pessoais, de porte médio ou pequeno, que possam ser acomodados com segurança no porta-malas do veículo", diz a nota.

No entanto, a Uber disse que está à disposição para fornecer os dados necessários e encoraja os usuários a denunciar no aplicativo e às autoridades competentes caso algum item tenha sido extraviado. 

Fonte: Redação Terra
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