Paulistas querem saber mais sobre dança da chuva, diz Google
Número de buscas no Google de termos sobre como provocar chuvas aumentaram no último mês
Nos últimos meses a situação está tão complicada em São Paulo por causa da falta de água que os paulistas já estão tentando aprender a fazer a dança da chuva. Segundo relatório do Google sobre pesquisas feitas por usuários no Estado de São Paulo, no último mês, o número de buscas pelo termo mais do que quadruplicou, batendo o período de maior procura desde fevereiro de 2005.
Portanto, é bem possível que você olhe pela janela e veja alguém invocando os deuses para que caiam algumas gotas de água em São Paulo. Aliás, já tem até um grupo se mobilizando para fazer a maior dança da chuva do mundo no próximo mês, lá na avenida Paulista.
Agora, para quem não acredita no sobrenatural, existe sempre uma alternativa. A busca pelo termo "Como fazer chover" também teve um aumento importante no Google. Tudo bem que uma das explicações é justamente a dança da chuva, mas existem também os métodos científicos, como o bombardeio de nuvens feito pela Sabesp para aumentar a chance de chuvas nos reservatórios.
O interesse pela formula mágica da chuva está presente nas pesquisas dos paulistas desde 2011, mas nunca foi tão citado como na atualidade. Por outro lado, outro tipo de pesquisa, inédito, tem ganhado muita força no site de busca. De março pra cá, os paulistas estão nutrindo um profundo interesse pela perfuração de poços. Após uma leve queda em setembro, o termo "furar poço" voltou a ser procurado como nunca em outubro, como é possível ver no gráfico.
Outros "pesquisadores" já pensam em contribuir com a economia de água no Estado, mas o termo não cresceu tanto como as fórmulas para fazer chover. Em compensação, a preocupação com o racionamento de água fez o número de buscas pelo termo saltar no mês de outubro. Colocados lado a lado, a busca por "Dança da chuva" lidera entre os paulistas, seguida por “Fazer chover”, "Racionamento de água", "Economizar água” e “Furar poço”.
Pelo visto, o que interessa ao internauta é saber como fazer chover, muito mais do que economizar água ou procurar por uma fonte alternativa.