Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PE: prédio desaba e pega fogo em Olinda; há mortos e feridos

Desabamento aconteceu na noite de quinta-feira, 27, no bairro Jardim Atlântico

28 abr 2023 - 08h40
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Desabamento de prédio em Olinda (PE) deixa mortos e feridos:

Parte de um prédio residencial desabou e, em seguida, pegou fogo no bairro Jardim Atlântico, em Olinda (PE), na noite de quinta-feira, 27. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas mortes foram confirmadas até o momento. As vítimas são um adolescente de 13 anos e um homem de idade desconhecida.

O desabamento deixou outras quatro pessoas feridas – três mulheres e um homem –, que foram socorridas. Duas estavam em estado grave e duas teve ferimentos leves. Três cães também foram resgatados com vida. Até a última atualização desta reportagem, as equipes dos Bombeiros tentavam resgatar outras vítimas dos escombros.

Desabamento de edifício de três andares em Olinda (PE)
Desabamento de edifício de três andares em Olinda (PE)
Foto: SANDY JAMES/ONZEX PRESS E IMAGENS

Conforme a TV Globo, havia 16 pessoas no edifício. Vizinhos contaram que houve um grande estrondo perto das 22h de quinta-feira antes do desabamento. Na sequência, os Bombeiros foram acionados e chegaram 20 minutos depois. Ainda não há informações sobre o que causou a queda do edifício e o incêndio.

Nas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que prestará todo o apoio necessário. "Acabo de receber a notícia do desabamento de um prédio em Jardim Atlântico, Olinda. Os Bombeiros já estão atuando na ocorrência e no socorro de possíveis vítimas. Ficaremos atentos ao trabalho. O Governo de Pernambuco prestará todo o apoio necessário."

O prefeito de Olinda, professor Lupércio (Solidariedade), também disse que o município prestará assistência para as vítimas: "Todas as secretarias de Olinda seguem de prontidão para ajudar no que for preciso", escreveu.

Em nota ao Terra, a Prefeitura de Olinda informou que o Edifício Leme estava interditado pela Defesa Civil desde 2000, após uma vistoria conjunta entre Estado, Município e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, afirmou que os órgãos exigiram da seguradora do imóvel a demolição do edifício.

Segundo a Prefeitura, a seguradora também é responsável pela vigilância do prédio que deveria proibir a ocupação. "A Prefeitura de Olinda atua junto à Justiça, a fim de obrigar as seguradoras a executarem as demolições. Dezenas de ações foram movidas pela Procuradora do Município. Como exemplo, têm-se os casos dos edifícios Verbena e JK, onde a Caixa Seguradora, responsável pela Guarda e Conservação dos prédios, foi obrigada a demoli-los, relocando eventuais ocupantes", informa.

"Hoje, no entanto, existem casos em que a Justiça já determinou a demolição do imóvel, após a ação da Prefeitura, porém a seguradora se recusa a dar cumprimento à ordem judicial. E isso mesmo sendo cobrada multa diária no caso de descumprimento", diz ainda a nota.

A Prefeitura destacou também que se solidariza com as famílias das vítimas e que vai continuar atuando para que os prédios condenados do município sejam totalmente demolidos pelas seguradoras responsáveis.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade