Personal trainer acidentado na Indonésia inicia viagem de volta a SP
A família do personal trainer Renato Cordeiro Mecca, 33 anos, que sofreu um acidente de motocicleta na Indonésia no dia 24 de janeiro, aguarda a chegada dele ao Brasil para continuar o tratamento. Uma aeronave equipada com uma unidade de terapia intensiva (UTI) decolou do aeroporto de Cingapura, cidade-estado onde Renato estava internado desde o acidente, com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos (SP) na tarde desta quarta-feira.
Segundo a irmã de Renato, Andréia Mecca, a aeronave fará uma escala em Barcelona, na Espanha, de onde partirá em seguida para o Brasil. A previsão é de que a aeronave pouse em território brasileiro às 15h de quinta-feira. De Guarulhos, Renato seguirá em uma aeronave menor, também equipada com UTI, para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP).
"Ele será levado para o HC de Ribeirão porque é mais próximo da cidade onde moramos, São Carlos, e ficar próximo da família irá ajudar no tratamento dele. Ele está muito, muito feliz de estar voltando", contou Andréia ao Terra.
Sem condições financeiras para arcar com todas as despesas do translado, a família do personal realizou uma campanha para arrecadar os R$ 270 mil necessários (170 mil dólares de Cingapura). Amigos, familiares e voluntários realizaram diversas ações para arrecadar donativos, como "pedágios" em semáforos de Bauru (SP), onde vive a filha de Renato, Fernanda, de apenas 10 anos, e em São Carlos (SP), onde moram os pais e os irmãos do personal.
No final de fevereiro, o Itamaraty divulgou que o governo brasileiro custearia parte das despesas com o translado e que o restante seria pago pela família com recursos arrecadados durante a campanha. A família não cita os valores recebidos do governo nem do que foi arrecadado, mas, no último levantamento divulgado, as doações haviam alcançado R$ 106 mil.
O embaixador do Brasil em Cingapura, Luís Fernando Serra, chegou a publicar um convite na página da Embaixada no Facebook pedindo a contribuição da comunidade brasileira daquele país para que o personal pudesse ser trazido de volta ao Brasil.
E foi por meio do Facebook que a mãe de Renato, Maria Beatriz Cordeiro Mecca, agradeceu as contribuições e comemorou o retorno do filho publicando uma foto dele, ainda no hospital de Cingapura. "Jesus te acompanhe meu filho. Te amo, te amo, te amo", escreveu.
Acidente em rodovia
O personal trainer Renato Mecca morava na Indonésia há seis anos, onde trabalhava como professor de Educação Física. No dia 24 de janeiro, durante um passeio de motocicleta com amigos, ele se envolveu em um acidente. Renato sofreu fratura em duas vértebras da coluna cervical e, com isso, perdeu a autonomia do diafragma e se encontra paralisado do pescoço pra baixo. Ele respira com ajuda de aparelhos e passou por uma cirurgia para reconstrução da terceira e quarta vértebras.
Segundo a família, a suspeita é a de que ele tenha ficado tetraplégico, mas ele ainda deverá passar por uma bateria de exames assim que chegar a Ribeirão Preto onde irá continuar o tratamento.