PF cumpre 141 mandados contra suspeitos de armazenar material de abuso sexual infantil
Ação faz parte da Operação Terabyte e já resultou em 50 prisões
Nesta quarta-feira (25), a Polícia Federal (PF) está executando 141 mandados de busca e apreensão em todos os Estados do Brasil, visando suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil. A operação, denominada Terabyte, visa identificar e prender esses criminosos em todo o território nacional.
Até o momento, 51 pessoas foram detidas, incluindo um homem de 59 anos no Distrito Federal, que possuía mais de 20 mil arquivos de pornografia infantil em seu computador. Aproximadamente 750 agentes das polícias Federal e Civil estão envolvidos na ação, que conta com o suporte da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos.
A PF informou que, entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, foram cumpridos 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes.
A corporação também aproveitou a oportunidade para alertar pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar as crianças no ambiente virtual e físico, a fim de protegê-las dos riscos de abuso sexual.
O nome "Terabyte" foi escolhido para a operação em referência à unidade de armazenamento de dados cibernéticos que equivale a 1 mil gigabytes, refletindo o foco da ação em investigar indivíduos que possuem ou traficam grandes quantidades de material de abuso sexual infantil.