Piruinha, bicheiro mais velho do Rio de Janeiro, morre aos 95 anos
Corpo do contraventor será velado e sepultado nesta quinta-feira, 23
O bicheiro José Caruzzo Escafura, mais conhecido como Piruinha, morreu aos 95 anos na quarta-feira, 22, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por um dos filhos dele à TV Globo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A causa da morte do bicheiro ainda não foi divulgada. Amigos da família contaram à emissora que Piruinha passou mal na quarta-feira e foi levado ao hospital. Em seguida, ele foi liberado, voltou para casa, e acabou morrendo.
O corpo de Piruinha será velado nesta quinta-feira, 23, no Clube Sambola, em Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O enterro será feito no Cemitério de Inhaúma.
Quem era Piruinha?
Piruinha era o bicheiro mais velho na antiga cúpula do jogo no Rio de Janeiro. Desde a década de 1970, ele controlava o jogo nas regiões de Madureira, Cascadura, Abolição, Piedade, Inhaúma e Maria da Graça.
Em 1993, ele e outros banqueiros de bicho foram presos e condenados a 6 anos de detenção por formação de quadrilha ou bando armado. A sentença, porém, foi mudada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a pena foi reduzida pela metade. Os advogados dos banqueiros conseguiram excluir o crime de bando armado.
Em 2023, Piruinha foi julgado pela acusação de ser mandante da morte do comerciante de carros Natalino José do Nascimento Espínola, mas foi absolvido.
No passado, o bicheiro também participou da série documental Vale o Escrito, do Globoplay, que conta a história da formação do jogo do bicho no Rio de Janeiro.