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Pista central da Marginal deve ser liberada em dez dias

Desmoronamento em uma obra do Metrô fez ceder parte do asfalto da via e provocou a interdição da via no sentido Ayrton Senna

2 fev 2022 - 12h35
(atualizado às 13h33)
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O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli, estima que a pista central da Marginal do Tietê possa ser liberada dentro de dez dias. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, durante entrevista à TV Globo. "O esforço agora é retomar a pista central da Marginal (do Tietê). A gente acredita que em dez dias a gente consiga liberar a pista central da marginal, principal via da cidade de São Paulo, com fluxo monstruoso de veículos, e deve ser liberada rapidamente. Posteriormente, vamos trabalhar no interceptor e remover todo esgoto que está no sistema como um todo", afirmou.  

Um desmoronamento em uma obra da Linha-6 Laranja do Metrô na manhã de terça-feira, 1.º, fez ceder parte do asfalto da Marginal do Tietê e provocou a interdição da via no sentido Ayrton Senna. O acidente ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, na zona oeste de São Paulo, e, segundo o governo, foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto. O motivo dessa ruptura ainda não foi esclarecido. Não houve vítimas. Quatro trabalhadores da obra foram socorridos após contato com a água do esgoto, mas liberados em seguida.

Cratera se abriu ao lado do poço da linha 6 laranja do metrô de São Paulo
Cratera se abriu ao lado do poço da linha 6 laranja do metrô de São Paulo
Foto: Reprodução/Twitter / Ansa - Brasil

Nesta quarta-feira, Galli garantiu que o esgoto já está contido. "Há dois túneis que passam embaixo da marginal. O túnel de estacionamento, que já estava construído, e o segundo túnel, que estava sendo feito pelo tatuzão. Os dois túneis estão com esgoto. Estão com estabilidade, já não entra mais esgoto. A Sabesp está trabalhando no fechamento deste esgoto. Esse interceptor (coletor) que temos hoje tem três anos. Então, ela vai remover para um dos coletores que já operava no sistema para que não tenha mais a entrada de material no fosso", disse.

Desde a noite de terça-feira, funcionários trabalham no fechamento da cratera. "Estamos injetando concreto, serão cinco mil metros cúbicos de concreto. Não é bem concreto, é argamassa com concreto também, que será colocada lá. Nós temos que lançar à distância, até para não chegar com o caminhão muito perto do buraco. Isso é feito para a gente substituir a terra que tinha, que foi solapada, por essa argamassa que está sendo colocada hoje", disse o secretário. Segundo ele, posteriormente serão colocadas algumas estacas ao longo da Marginal do Tietê para também sustentar toda a marginal e todo o terreno presente no local. 

Ainda na terça-feira, uma reunião com os técnicos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da concessionária Acciona e da Prefeitura de São Paulo, em um comitê criado após a enorme cratera que se formou na Marginal Tietê, definiu que o buraco seria preenchido com "material rochoso e argamassa".

Rochas também estão sendo colocadas no poço de ventilação da futura estação da Linha-6 Laranja do Metrô para dar estabilidade para todo o sistema. "Uma vez dando estabilidade, vamos fazer a remoção do esgoto por meio do outro túnel - aquele poço do outro lado da Marginal do Tietê", disse Galli. Essa remoção, porém, ainda não tem data definida para ser realizada, uma vez que é preciso primeiramente dar estabilidade ao local. Ou seja, o reparo da tubulação não prazo para ser iniciado.

Po enquanto, para amenizar o impacto ao trânsito, o rodízio de veículos segue suspenso até a sexta-feira, 4. A Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial a autorização para a implantação de um desvio na Marginal do Tietê. A medida prevê uma rota pela Rua Aquinos, na Água Branca, que será estendida por mais uma quadra, no sentido das Rodovias Castelo Branco e Ayrton Senna.

Estadão
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