Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia Civil deflagra "Operação Aliança" no combate ao tráfico de drogas e armas no RS

Até o momento, 20 pessoas já foram presas

14 jan 2025 - 09h53
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã desta terça-feira (14/01), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (Denarc), realizou a Operação Aliança para desarticular uma organização criminosa responsável por abastecer com drogas e armas Porto Alegre e a Região Metropolitana. Até o momento, 20 pessoas já foram presas.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A ação contou com a participação de cerca de 90 policiais civis que cumpriram 51 ordens judiciais, incluindo mandados de busca, apreensão e prisão preventiva. Os alvos estavam distribuídos em Porto Alegre, Charqueadas, Montenegro, Arroio dos Ratos e Canoas.

De acordo com o Delegado Joel Wagner, que atualmente substitui na Especializada e lidera a operação, as investigações começaram em março de 2023, quando um suspeito foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes. Na ocasião, foram apreendidas porções de crack e maconha. As apurações revelaram que o detido operava sob as ordens de líderes de uma organização criminosa que atua em diversos bairros da capital gaúcha, como Cascata, Glória, Monte Cristo, Vila Jardim e Buraco Quente.

Conflitos internos e desdobramentos

Entre os líderes do grupo estava um detento, assassinado em novembro de 2024 dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (PECAN). O homicídio intensificou os conflitos entre facções criminosas da região. Segundo o delegado Wagner, o homem preso no início da investigação desempenhava um papel central na organização, sendo responsável por atividades como compra e venda de drogas e armas, distribuição de entorpecentes, lavagem de dinheiro e logística de transporte e armazenamento.

"Estamos intensificando ações para combater essas organizações criminosas, especialmente aquelas ligadas ao narcotraficante morto no interior da PECAN. Nosso objetivo é coibir o aumento de homicídios que têm ocorrido em resposta a esse crime", destacou Wagner.

Estratégias para enfraquecer o narcotráfico

O Delegado Alencar Carraro, Diretor de Investigações do Denarc, ressaltou que a Operação Aliança é parte de uma estratégia mais ampla da Polícia Civil para enfraquecer o poder financeiro e estrutural dessas organizações. "As medidas cautelares em andamento visam obter provas adicionais para responsabilizar criminalmente todos os envolvidos, sobretudo as lideranças do narcotráfico", afirmou Carraro.

Já o Diretor do Denarc, Delegado Carlos Wendt, reafirmou o compromisso da Polícia Civil com a segurança pública. "A operação de hoje demonstra nosso empenho em combater o tráfico de drogas e suas ramificações, contribuindo para a pacificação de áreas dominadas por essas organizações criminosas", declarou.

Informações podem ser repassadas, de forma anônima, pelo Disque-Denúncia do Denarc, no número 08000 518 518.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade