Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação Nemeia contra tráfico no sistema penitenciário

Ação resulta em prisões e apreensões em diversas cidades do Rio Grande do Sul; investigação revela esquema milionário de tráfico e lavagem de dinheiro.

21 ago 2024 - 15h57
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (4ªDIN/Denarc), lançou a segunda fase da Operação Nemeia, visando combater um grupo criminoso envolvido no tráfico de entorpecentes dentro do sistema penitenciário gaúcho.

Durante a operação, foram cumpridos 56 mandados de prisão preventiva, 59 mandados de busca e apreensão, 59 bloqueios de contas bancárias e 6 sequestros de veículos em cidades como Porto Alegre, Encantado, Canoas, Eldorado do Sul, Charqueadas, Bento Gonçalves e Novo Hamburgo. Até o momento, 40 pessoas foram presas e documentos e celulares foram apreendidos.

A primeira fase da operação, realizada em julho de 2023, focou na investigação de comércio ilegal de armas e tráfico de drogas no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Diligências e monitoramentos levaram à apreensão de armas, munições, celulares, um notebook, uma balança de precisão, cadernos de anotações, R$ 37.812 em dinheiro, além de cocaína, crack e maconha.

A investigação subsequente revelou que dois dos investigados controlavam o tráfico de drogas em presídios como a Cadeia Pública de Porto Alegre, a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas e a Penitenciária Estadual de Jacuí. A organização criminosa tinha uma movimentação financeira significativa e utilizava um esquema de lavagem de dinheiro para converter o capital ilícito em bens de luxo, empresas e imóveis.

O esquema evidenciou a alta lucratividade do tráfico em ambientes de difícil acesso, permitindo que os investigados cobrassem preços elevados pelas drogas e gerassem uma considerável movimentação de capital ilícito. A operação visa desmantelar essa rede e responsabilizar os envolvidos pelo tráfico e lavagem de dinheiro.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade