Polícia Civil do Rio Grande do Sul colabora na Operação Lucas 12 para combater organização criminosa envolvida em fraude eletrônica e lavagem de dinheiro
Ação conjunta entre Polícias Civis do Ceará e Rio Grande do Sul resulta em prisões e apreensões relacionadas a organização criminosa voltada para estelionato, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Na quinta-feira, dia 10 de agosto, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul uniu esforços com a Polícia Civil do Ceará em uma operação denominada "Lucas 12", que teve como alvo uma organização criminosa envolvida em fraudes eletrônicas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A operação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul e resultou no cumprimento de 37 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva.
As investigações tiveram início após uma servidora pública ter sido vítima do chamado "golpe da portabilidade de empréstimo - compra de dívida" e ter reportado o caso à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, no Ceará. Esse golpe envolve a obtenção de um novo empréstimo consignado sob pretexto de quitar empréstimos anteriores, sendo que o valor do novo contrato é transferido para a conta bancária dos criminosos, que então bloqueiam a vítima. A partir dessa denúncia, a investigação desvendou a atuação da organização criminosa.
As autoridades identificaram uma estrutura hierarquizada da organização, que explorava dados pessoais e registros bancários de servidores públicos para oferecer propostas fraudulentas de quitação de dívidas e reembolsos por empréstimos em andamento. O grupo também foi relacionado ao tráfico de drogas. Os investigadores rastrearam a movimentação de milhões de reais das contas dos suspeitos, com transferências para os alvos da operação, cujos valores eram incompatíveis com suas rendas declaradas.
Além disso, a operação identificou a utilização de tecnologias avançadas pelos criminosos, como centrais PABX virtuais, discadores automáticos e VPNs para mascarar as chamadas telefônicas e conexões.
A ação conjunta resultou em mandados de prisão e busca e apreensão, bem como em mandados de indisponibilidade de bens e valores e bloqueio de contas bancárias. Os policiais também buscaram especificamente por veículos adquiridos com o provento de atividades criminosas, como uma Scânia e um Semireboque, adquiridos por mais de R$ 500 mil.
A operação "Lucas 12" representa uma importante colaboração entre as Polícias Civis do Ceará e do Rio Grande do Sul para combater crimes complexos e interromper as atividades dessa organização criminosa.