Polícia Civil lança Operação Virtude para proteger idosos após denuncias em casas geriátricas de Porto Alegre
Ação Nacional Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa com Inspeções em Casas Geriátricas
A Polícia Civil de Porto Alegre, por meio da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPI), iniciou hoje o Dia D da Operação Virtude, coordenada pela Delegada Ana Luiza Caruso. Esta operação, que se estende de 10 de junho a 9 de julho, é uma ação integrada nacional liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, visando combater a violência contra idosos.
No âmbito da operação, a DPPI realizou inspeções em 12 casas geriátricas após receber denúncias. Quatro equipes de policiais foram mobilizadas para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos residentes. Durante as inspeções, foram conduzidas entrevistas com proprietários e moradores para avaliar as condições e tratar de quaisquer problemas identificados.
Além das atividades de inspeção, a Delegada Ana Luiza Caruso participou do II Simpósio sobre a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa na PUCRS, onde ministrou uma palestra intitulada "Violência contra a Pessoa Idosa: espécies e modos de prevenção". O evento foi uma plataforma para discutir formas de prevenção e conscientização sobre o tema.
A Operação Virtude segue até o próximo mês.
Com a informação Polícia Civil.