Polícia Civil realiza operação contra tráfico e lavagem de dinheiro no RS
Ações em nove cidades resultam em prisões e apreensão de drogas, armas e dinheiro
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em parceria com a Brigada Militar, realizou na manhã desta quarta-feira (15) a Operação Brush, com foco no combate a uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas. As ações ocorreram em Santa Maria e em outras oito cidades do estado, como Porto Alegre, Pelotas e Cachoeira do Sul.
Mandados e prisões
Foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão, totalizando 19 detidos, sendo 13 homens e seis mulheres. Entre eles, seis foram flagrados cometendo crimes de tráfico de drogas.
A operação resultou na apreensão de:
- 20 kg de maconha, além de cocaína e crack;
- Três pistolas, uma carabina, carregadores e munições;
- R$ 45 mil em dinheiro e três veículos.
Investigações e hierarquia criminosa
As investigações, iniciadas em agosto de 2023, identificaram o líder do grupo, que coordenava a organização estruturada em níveis hierárquicos. O grupo utilizava uma revenda de veículos usados como fachada para a lavagem de dinheiro.
Força-tarefa
Sob a coordenação do delegado André Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria, a operação mobilizou 188 policiais civis e 100 policiais militares, com o suporte de cães farejadores e um helicóptero da Brigada Militar.
Impacto no combate ao crime
De acordo com o delegado regional Sandro Luís Meinerz, a ação tem impacto direto na redução de homicídios em Santa Maria, já que 80% desses crimes estão ligados ao tráfico de entorpecentes e às atividades de facções criminosas.